7 dicas para motoristas iniciantes

motoristas iniciantes

dicas para motoristas iniciantes

Dirigir passa a ser uma tarefa fácil depois de um tempo de treinamento. No começo, parece impossível controlar tudo ao mesmo tempo, como trocar a marcha, pisar nos pedais certos, abrir os vidros, ouvir música e prestar atenção no trânsito. Com o tempo, todas essas ações ficam naturais e você percebe que já internalizou as ações. É como andar de bicicleta.

Mas é importante ressaltar algumas dicas para os novatos não entrarem em pânico. Dá sempre um frio na barriga na primeira vez que se dirige um carro sozinho, mas é natural. A Smartia separou algumas dicas para os motoristas iniciantes e de primeira viagem.

1 – Em primeiro lugar, muita calma nessa hora. Respire fundo e preste bastante atenção no transito a sua volta. Dirija devagar, abaixo da velocidade da via, para que você sinta o carro e comece a se acostumar. Lembre-se de tudo que aprendeu  na auto-escola. Se você conseguiu a CNH, é porque sabe dirigir.

2 – Treine longe do trânsito, em um lugar tranquilo. Invista tempo praticando a troca de marchas, controle de embreagem e manobras de estacionamento.

3 – Fique atento aos retrovisores. Eles são pontos essenciais para perceber o que está acontecendo a sua volta e qual é a sua distância em relação aos outros carros.

4 – Faça a manutenção do carro. Muitos motoristas novatos se empolgam e se esquecem de que a manutenção é de extrema importância. Calibre os pneus e verifique a água e o óleo pelo menos duas vezes ao mês. Faça as revisões periódicas e evite andar com o tanque na reserva.

5 – Escute o carro. Preste atenção quando o veículo pedir para trocar de marcha. Ele vai fazer um baralho mais alto, como se o motor estivesse chiando. A demora para trocar de marcha provoca gasto de combustível desnecessário.

6 – Dirija na faixa da direita. A faixa da esquerda deve ser usada apenas para ultrapassagem, por isso, no começo é indicado que fique apenas na faixa da direita. Quando pegar o jeito, a ultrapassagem vai ser algo natural, mas, antes, evite fazer ultrapassagem constantemente.

7 – Encare o trânsito pesado. Depois de treinar bastante em lugares calmos, é hora de encarar o desafio e dirigir com o trânsito agitado. É normal sentir certa insegurança, mas depois que passar por isso, perceberá que dirigir não é tão complicado quanto parecia.

VOCÊ TAMBÉM VAI GOSTAR DE LER:

Deixe um comentário

Seu e-mail nunca será divulgado. Campos obrigatórios estão marcados com *.

*
*