Vale a pena comprar um carro seminovo ou usado?

carro seminovo e usado

Os preços altos para carros novos levam muitas pessoas a buscar por veículos seminovos ou usados. Mas é importante saber se o investimento, de fato, vale a pena. Carros com poucos anos de uso costumam apresentar menos problemas mecânicos e muitos ainda estão no período de garantia de fábrica; por outro lado, carros usados mas com boa conservação podem ser uma boa saída, pois se foram bem cuidados por seus donos anteriores não necessitaram de muita manutenção.

Antes de mais nada é preciso saber a diferença entre o carro seminovo, usado e antigo. Enquanto os veículos novos são retirados direto da concessionária com 0km de rodagem, os seminovos têm até três anos de rodagem. Os usados têm mais tempo e sua desvalorização depende do estado de sua lataria, mecânica, pneus, estofamento, entre outros. Com oito anos ou mais de uso (a classificação depende do estado brasileiro), o carro já pode ser considerado “velho”.

Então, se sua escolha for mesmo um carro seminovo ou usado, fique atento a alguns pontos que podem fazer a diferença na hora de escolhê-lo. Preste atenção, por exemplo, no barulho do motor, que pode ser estranho, ou oscilante, apontando problemas. A cor da fumaça também pode ser observada: fumaça preta ou azulada indica que algo não está normal. Além disso, fique atento à maleabilidade da caixa de câmbio e do pedal. Atenção também ao nível, cor e data de troca do último óleo lubrificante, além de pneus, lataria e vidros.

Antes de fechar qualquer negócio, leve o veículo a alguma mecânica de sua confiança, para fazer um bom check up; um bom profisssional saberá se o veículo sofreu batidas e o atual proprietário tentou escondê-las, ou se há pontos de ferrugem que comprometam o carro.

VOCÊ TAMBÉM VAI GOSTAR DE LER:

Deixe um comentário

Seu e-mail nunca será divulgado. Campos obrigatórios estão marcados com *.

*
*