Segurança do veículo: curiosidades sobre o carro Gol

Gol: Segurança do veículo

Desenhado no Brasil pela Volkswagen, o Gol está na ponta da tabela de modelos de carros mais vendidos no país há décadas. O carro foi lançado em 1980 e, para se ter uma ideia, em 2009, havia superado o Fusca em vendas. E, até hoje, já foram fabricadas mais de seis milhões de unidades do veículo, a maior parte delas (mais de cinco milhões) vendidas no mercado interno.

Entre as vantagens está o fato de que o Gol é considerado um carro econômico; com seu motor VHT, tanto o 1.0 quanto o 1.6, não bebem quase nada. Além disso, o custo das peças de reposição e da mão de obra estão entre os mais baratos para reparo, o que afeta também as seguradoras, que arcam com prejuízos em casos de acidentes, entre outros tipos sinistros.

Mas, devido à liderança de vendas do carro no Brasil por 27 anos, o modelo está também entre os carros mais roubados, o que exige certa atenção dos segurados e seguradoras. Vale salientar que a terceira geração do modelo, lançada em 2008, passou por mudanças para dificultar o roubo e diminuir esta estatística; entretanto, o carro continua no ranking, exigindo maior atenção quanto à segurança do veículo.

Testes de impacto com o Gol 1.0 – Em um teste de impacto para adultos, realizado no início deste ano pelo Latin NCAP – organização que testa a segurança de carros, a versão Gol 1.0 com airbags ficou com 3 estrelas, em uma escala de 1 a 5. A pontuação máxima era de 17 pontos, tendo o Gol atingido 10,01. Já o Up!, também da Volkswagen, ficou com 5 estrelas, com pontuação de 15,86.

No teste de impacto para crianças, o Gol 1.0 ficou com 2 estrelas, alcançando 21,16 pontos, sendo o número máximo 47. Também para comparar, o Up! ficou com 5 estrelas, atingindo 39,54 pontos.

VOCÊ TAMBÉM VAI GOSTAR DE LER:

Deixe um comentário

Seu e-mail nunca será divulgado. Campos obrigatórios estão marcados com *.

*
*