Saiba os documentos pedidos para a contratação de seguro de carros

Seguro Auto

Quem deseja fazer o seguro de seu carro sabe que, antes da contratação e assinatura de uma apólice, há uma série de etapas que precisam ser realizadas. Entre elas, a cotação de seguro, análise de proposta, vistoria do carro e entrega de documentos.

O primeiro passo, que é a cotação, é o momento em que dados sobre o veículo e o condutor são preenchidos, para simular valores do tipo de serviço prestado em mais de uma seguradora. Uma boa opção online é o próprio site Smartia, que faz a cotação gratuita em várias seguradoras para o ramo de automóveis.

A escolha do plano deve ser feita após uma atenciosa comparação dos benefícios de cada plano cotado e seus preços estimados. Antes da contratação é feita, ainda, a entrega da proposta de seguro, com protocolo (que pode ser físico ou eletrônico).

Só depois de proposta aprovada, a seguradora irá informar qual documentação deve ser entregue para fazer seu seguro auto. Também haverá uma inspeção do risco e requisitada nota fiscal ou confirmação de renovação, além do pagamento da primeira parcela ou parcela única dentro do vencimento estipulado pela seguradora.

Quando o carro é 0km, é necessário apresentar a Nota Fiscal de compra, com a data de saída e o carimbo da concessionária. Já em caso de veículo importado, é preciso apresentar a quarta via da declaração de importação. Mas, se for um seguro novo para um carro usado, deverão ser apresentados os documentos pessoais e do veículo, além de uma vistoria prévia.

Nos casos de renovação do seguro, é preciso apresentar a apólice anterior para conferência. Entretanto, o procedimento não é automático, tendo a seguradora 15 dias para analisar e, eventualmente, recusar o risco. Além disso, em determinadas situações de renovação, é necessário levar o veículo para um posto de vistoria da seguradora. Após isto é feita a apólice de seguro e enviada a documentação que comprova a vigência do seguro.

Normalmente, há um prazo de alguns dias úteis (ou corridos) para pagamento da primeira parcela do seguro. E, importante, seja uma contratação de seguro de carros presencial ou online, a participação do corretor é fundamental para acompanhar o cliente.

VOCÊ TAMBÉM VAI GOSTAR DE LER:

Deixe um comentário

Seu e-mail nunca será divulgado. Campos obrigatórios estão marcados com *.

*
*