Lei do Desmanche poderá diminuir o valor do seguro em 25%

Lei do Desmanche faz seguro cair em 25%

Recentemente, foi sancionada a lei que regula a atividade de desmanche de peças de veículos automotores no Brasil, a Lei do Desmanche. Esta lei determina a criação de um banco de dados, regulada pelo Contran (Conselho Nacional de Trânsito), onde ficarão registradas todas as peças retiradas de veículos desmanchados, utilizadas para reposição ou sucateamento. A norma deve entrar em vigor, no máximo, em um ano e poderá deixar o preço do seguro mais barato.

A partir dessas regras sobre o desmonte de carros, as seguradoras terão a possibilidade de utilizar peças usadas em reparos. A melhor parte é que, com isso, é possível que o preço do seguro caia 25%, pois diminuirá a incidência de furtos de carros e as peças serão obrigatoriamente reutilizadas.

Os dois fatores que fazem o preço do seguro ser alto são justamente os que podem mudar a partir da Lei do Desmanche. Por exemplo, na Argentina, após a implantação da lei, o índice de roubo de carros caiu 50%, fazendo com que o valor da apólice diminuísse também.

Agora, as empresas de desmontagem serão obrigadas a cumprir exigências e não poderão exercer nenhuma outra atividade senão a de desmontar carros, afinal, todas as peças dos veículos serão registradas e os veículos que chegarem para a empresa deverão ser identificados por notas fiscais eletrônicas e por sistema de rastreabilidade.

VOCÊ TAMBÉM VAI GOSTAR DE LER:

Deixe um comentário

Seu e-mail nunca será divulgado. Campos obrigatórios estão marcados com *.

*
*