Consórcio ou financiamento na compra de um carro novo, por qual optar?

blog79

Antes de comprar um carro novo, é preciso avaliar o mercado e pensar exatamente quais gastos serão feitos, para não sair no prejuízo. Nessa hora, muitas pessoas ficam na dúvida se financiam o carro ou se fazem um consórcio.

No consórcio, um grupo de pessoas intermediadas por uma administradora se reúne por um período, com a ideia de promover a aquisição de bens e serviços para os seus integrantes, por meio de autofinanciamento. Como se fosse uma “poupança comum”, ele é a melhor opção para quem vai comprar um carro, mas não tem pressa em adquiri-lo, ou não tem a quantia suficiente para pagar à vista. Para participar, não é preciso pagar entrada.

Com o aumento do IPI dos carros zero no começo do ano, o consórcio se tornou uma boa alternativa, pois oferece ao consumidor parcelas menores e prazos mais longos para o pagamento. Em vez de pagar juros, o consumidor paga uma taxa para a administradora do consórcio. Os participantes precisam pagar parcelas mensais, mas só podem levar o veículo para casa depois de serem contemplados através de sorteio. Outra possibilidade é quando os consorciados podem dar um lance; neste caso, leva o veículo quem fizer a oferta mais alta, entretanto, os valores propostos são guardados em sigilo.

Já o financiamento é uma boa opção para quem pode dar a entrada de pelo menos 50% do valor do veículo e financiar o resto em poucas parcelas. Geralmente, quando o financiamento é muito longo, o carro pode sair pelo dobro do preço por causa das altas taxas de juros. Entretanto, há desconto nos juros caso a dívida seja paga antecipadamente.

Comparando as duas opções financeiramente, o consórcio fica em primeiro lugar, mas ele também tem suas desvantagens, como não poder ter o carro de imediato, pois o bem pode chegar ao cliente só no fim do período de pagamento. A vantagem vai depender da necessidade do consumidor. Às vezes, é melhor esperar um pouco mais e pagar menos. Por isto, é preciso avaliar a situação e, a partir das dicas que foram dadas, ver o que é mais vantajoso no momento.

VOCÊ TAMBÉM VAI GOSTAR DE LER:

Deixe um comentário

Seu e-mail nunca será divulgado. Campos obrigatórios estão marcados com *.

*
*