Rodízio de veículos; entenda melhor esse sistema

blog70

Essa semana, foi publicada uma reportagem afirmando que Rio de Janeiro e São Paulo estão na lista dos piores trânsitos do mundo. Mas, para quem achava o trânsito de São Paulo ruim, pode esquecer, pois o Rio de Janeiro acaba de ultrapassar esse ranking. Salvador, Recife e Fortaleza vêm logo atrás, com engarrafamentos cada vez mais demorados na hora do rush.

Uma das alternativas para o problema é o rodízio de carros mas, no Brasil, a medida é adotada apenas por São Paulo. Em Recife, a possibilidade de adotar esse método está prevista para 2015. Esta escala de rodízio é regida pelo último dígito da placa do veículo. Dependendo da sua placa, você não pode dirigir pela cidade no horário de rush em determinados dias.

A medida seria interessante, mas divide opiniões. Afinal, infelizmente, o transporte público brasileiro ainda deixa muito a desejar, principalmente por causa de atrasos e superlotações. Se a população pudesse deixar o carro em casa e contar com metrôs e ônibus sem se preocupar, o método funcionaria melhor.

Outra alternativa já praticada no Brasil, é se locomover de bicicleta. Além de não passar pelo estresse de ficar preso no ônibus, você cuida da saúde e do meio ambiente. Há quem diga que é perigoso, mas as grandes cidades estão investindo em ciclovias para incentivar o uso de bicicletas.

O sistema de rodízio poderia ser solucionado com a implementação de outros meios de transporte. Além de melhorar o trânsito, traria benefícios para a população e não só para os motoristas. É preciso elaborar um plano diferenciado, que melhore o tráfego e a qualidade de vida das pessoas.

VOCÊ TAMBÉM VAI GOSTAR DE LER:

Deixe um comentário

Seu e-mail nunca será divulgado. Campos obrigatórios estão marcados com *.

*
*