Dicas de apps para quem vai pegar trânsito em dias de jogo da Copa

apps para trânsito na copa do mundo

A Copa do Mundo 2014 começa na tarde de hoje, 12 de junho, com abertura e jogo do Brasil contra a Croácia, em São Paulo, e termina daqui um mês, em 13 de julho, no Rio de Janeiro. Durante este período, serão 64 jogos distribuídos em 12 cidades-sede e como desta vez a festa é em campos tupiniquins, a mobilização brasileira para acompanhar as partidas vai ser bem maior, assim como a quantidade de pessoas tentando chegar aos seus destinos, driblando o trânsito.

Tem gente que vai ver os jogos do mundial nos estádios, já outros vão curtir em casa, reunindo os amigos. Alguns bares também investiram forte na decoração e em novas TV’s, para atrair clientes e quem sabe ganhar um extra, já que hoje também é dia dos namorados. Além disso, em todas as cidades-sede haverá a Fifa Fan Fest, onde milhares de pessoas estarão na rua para acompanhar os jogos, seguido de show. Mas, independente de qual for a sua programação, é melhor se organizar evitar sair de casa na última hora. E para facilitar seu deslocamento durante a Copa, listamos algumas dicas de apps para celular Android, iOS e iPhones.

Quem depende do transporte público pode ter uma ajudinha na hora de se locomover usando o Moovit, que ajuda a escolher a rota, com base em informações coletadas em tempo real, por usuários do transporte coletivo. Com o aplicativo e possível verificar horários, tempos de chegada e alertas sobre os serviços de ônibus, trem e metrô, como atrasos, superlotação no veículo ou na estação, entre outros. As cidades-se que contam com o aplicativo são São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Porto Alegre, Curitiba e Fortaleza. O download do Moovit  é compatível com celulares iOS ou android.

Os motoristas podem contar com o Waze, cada vez mais popular e que, inclusive, ganhou as vozes de Silvio Luiz e Renata Fan em comemoração à Copa do Mundo. O app traz opções de rota, além de alertas sobre acidentes, perigos, polícia ou engarragamento, através do compartilhamento de informações postadas por outros motoristas, em tempo real, como uma comunidade de mapeamento de trânsito. Você pode fazer o download do Waze pode ser feito em celulares iOS, Android, ou Windows Phone.

Há, ainda, o Easy Taxi, bastante útil para quem precisa encontrar um táxi por celular. A principal vantagem do aplicativo é que ele oferece maior segurança, uma vez que é possível saber quem é o taxista que irá lhe buscar e acompanhar o trajeto do carro, online, em tempo real. Uma observação importante: taxímetro só começa a contar quando você entra no táxi. O  download do Easy Taxi é compatível com iPhone ou iOS.

TRÂNSITO LOCAL – Algumas cidades possuem recursos para colaborar com a mobilidade urbana e o trânsito local. No Rio de Janeiro, por exemplo, há o “Vá de Ônibus“, que traz informações sobre a malha do transporte público carioca. O sistema foi elaborado em parceria com o Moovit.

Já Salvador preparou um app específico para receber aos turistas do mundial. O “Salvador na Copa do Mundo da FIFA 2014”, produzido para Android e iOS, é uma a ferramenta gratuita e está disponível em português, inglês e espanhol. Com o recurso, o usuário pode ser avisado, por exemplo, se está próximo a um ponto turístico da cidade.

VOCÊ TAMBÉM VAI GOSTAR DE LER:

Deixe um comentário

Seu e-mail nunca será divulgado. Campos obrigatórios estão marcados com *.

*
*