Bandeira dois. Descubra por que os táxis praticam 2 tipos de cobrança.

Bandeira dois. Descubra por que os táxis praticam 2 tipos de cobrança.

Existente desde o ano de 1891, o taxímetro foi inventado por um profissional alemão, em favor de que não fossem cobrados valores exorbitantes pelos cocheiros em suas carruagens pelas viagens feitas pelos seus passageiros. Todavia, até hoje nós não sabemos muito bem como é seu funcionamento, ao calcular a proporção entre a distância percorrida e o valor a ser cobrado.

E como saber quais são os critérios de cobrança das chamadas Bandeira um e Bandeira 2? Por que já há um valor cobrado mesmo antes de o táxi começar a andar? O que é levado em consideração quando um passageiro necessita de ir de uma cidade a outra? Muitas dúvidas são frequentes, mas vamos conferir o esclarecimento delas.

No caso da Bandeira um, é uma medida usada dentro da cidade do próprio táxi, entretanto, se o carro sai de seu município rumo à outra cidade, sua bandeira pode legalmente ser trocada para a Bandeira Dois em qualquer horário; nesse caso, os taxistas são instruídos a trocá-la apenas quando o veículo já estiver na cidade de destino. Poderá ser convertida em Bandeira Dois também a partir das 22h todos os dias e nos domingos e feriados durante o dia inteiro. É possível perceber que há a possibilidade de se comparar a Bandeira Dois e os valores especiais cobrados em sua decorrência às horas extras dos demais trabalhadores, não sendo diferente para os taxistas.

É preciso estar atento para o fato de que desde o momento em que o serviço de táxi é solicitado pelo passageiro, o taxímetro já começa a funcionar, é o que se chama de bandeirada, ou seja, o valor inicial da tarifa cobrada pela corrida, esse valor é tabelado e varia de região para região. Já a chamada hora parada acontece quando o taxímetro continua rodando, mesmo com táxi parado; nesse contexto, para cada uma hora parada, é cobrado cerca de 15 reais.

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