Sensor de ponto cego. Veja como funciona

Sensor de ponto cego. Veja como funciona

Os pontos cegos dos retrovisores dos motoristas são uma situação que exige atenção redobrada por parte dos condutores, especialmente nas manobras de ultrapassagem. Para ajudar a facilitar a vida no trânsito, foi instalado nos carros da Volkswagen o chamado Side Assist, cuja função é a de auxiliar quem dirige, em favor da prevenção de acidentes e muita proximidade de outros veículos em manobras arriscadas.

Fato é que todos os carros têm ponto cego e que os riscos trazidos por eles, varia conforme sua quantidade e tamanho. As estatísticas mostram que grande parte dos acidentes que envolvem carros, pedestres, motocicletas e bicicletas, se dá pelo fato de que, em algum momento da trajetória dos veículos, eles estão próximos, entretanto, fora de seu alcance de visão, em seu ponto cego. Com o Side Assist, os pontos cegos são identificados e em velocidades maiores do que 60 km/h, esses sensores de radar são capazes de monitorar as áreas laterais e traseiras do carro. As LEDs dispostas nos retrovisores externos avisam sobre a aproximação de um veículo na sua traseira. O sensor de ponto cego é capaz de considerar a velocidade dos dois veículos e de alertar o motorista somente em casos de risco iminente para a mudança de faixa. Caso o condutor tente mudar de faixa mesmo assim, Se o condutor tentar mudar, o Side Assist começa a piscar para alertá-lo.

Especialistas atentam para a importância da regulagem correta dos três retrovisores do carro, os dois laterais e o interno, somada à posição correta do condutor no banco. O indicado é que o motorista visualize somente dez por cento da lateral do carro, ficando o resto da visão voltada para as faixas de rodagem dos dois lados, ao passo que através do espelho interno, o condutor deve enxergar todo o vidro traseiro. No caso do posicionamento do banco, o motorista deve ter seu pé esquerdo tocando no fundo da embreagem e sua perna levemente flexionada, seus punhos ao alto e braços ligeiramente flexionado devem alcançar a direção sem dificuldades. Além dos dispositivos auxiliares de estacionamento e de sensores de ponto cegos, essas são medidas que diminuem o índice de acidentes no trânsito por conta da visibilidade restrita.

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