Viagem com motos: Veja quais cuidados você deve tomar para pegar a estrada

Viagem com motos: Veja quais cuidados você deve tomar para pegar a estrada

Planejar a viagem é parte fundamental de seu êxito, mais ainda quando se vai pegar a estrada com sua motocicleta. Assim, a avaliação de sua moto antes de tudo passa pela análise de um olhar atento às rodas e aos pneus do veículo, pois, já é sabido que um pneu novo é bem melhor do que um velho.

Procure por deformações, cortes ou objetos estranhos encravados na banda de rodagem, no caso de pneus sem câmara, não retire o objeto na banda, mas procure um borracheiro. Procure se informar também como retirar as rodas para que o profissional faça o serviço na borracha; para tanto, não abra mão do kit de ferramentas do veículo.

É preciso estar atento ao sistema de transmissão da moto, no caso das com cardã ou correia dentada, sua vida útil é longa e não exige regulagem. Já no caso do sistema de transmissão por corrente, juntamente com o pinhão e a coroa, precisam de lubrificação constante, assim como nos cabos de embreagem, acelerador e freio.

Quanto ao sistema elétrico da moto, é preciso contar com fusíveis e lâmpadas: uma de pisca, uma de freio/luz de posição e uma do farol. No mais, a verificação do desgaste dos freios, da desobstrução e limpeza do filtro de ar e da troca do óleo é indispensável.

No caso de viagens mais longas, o ideal é estar atento aos quesitos de manutenção preventiva e adiantamento da próxima revisão. As bagagens levadas são facilitadas em motos com malas laterais, alforjes, baú ou bolsa de tanque; caso contrário é melhor não sobrecarregar o veículo. Tem companhia? Usar alforjes de cordura específicos para sua moto são uma boa solução.

Use roupas seguras e cômodas ao mesmo tempo, o que inclui capacete, luva e botas. Quanto ao banco da moto, a melhor solução é a almofada de gel, além do para-brisa, que permite manter velocidades maiores sem que a massa de ar empurre para trás.

VOCÊ TAMBÉM VAI GOSTAR DE LER:

Deixe um comentário

Seu e-mail nunca será divulgado. Campos obrigatórios estão marcados com *.

*
*