Dirigindo com nevoeiro? Veja o que fazer para melhorar a visibilidade

Pegou a estrada com nevoeiro? Veja o que fazer para melhorar a visibilidade

Com exigência de atenção redobrada por parte dos motoristas, essa é a premissa para o tráfego na estrada em situação de neblina, nevoeiro ou cerração; nomes utilizados para se referir à massa de ar que se condensa perto da superfície da via. Nesses casos, os especialistas explicam que não há uma velocidade padrão a ser utilizada, mas o cuidado se foca para a qualidade de sua visibilidade na pista, podendo ser medido, conforme o grau de facilidade de se enxergar o carro da frente; para tanto, o mais indicado é manter três segundos de distância do mesmo. A ideia é que se acontecer algum imprevisto, o condutor terá seu tempo e atitude de reação atendida pelo carro.

Quanto às naturezas do chamado nevoeiro, há algumas: nas estações de outono e inverno, por exemplo, há uma neblina que se forma no céu claro na madrugada e nas primeiras horas da manhã; já nas áreas da costa marinha, regiões com montanha e a própria umidade propiciam esse tipo de cerração. As regiões sul, sudeste e centroeste brasileiras são as que mais têm nevoeiro. Entretanto, esse efeito climático pode se formar em qualquer circunstância, desde que haja pouco vento, muita umidade e temperatura muito baixa, condensando a umidade perto do solo.

Fato é que os perigos na estrada se redobram com o nevoeiro, quando mesclado à imprudência dos motoristas então é causa de acidentes graves nas rodovias. Para que isso não ocorra, siga as seguintes dicas: não ligue o pisca-alerta ou use farol alto em situações de nevoeiro na estrada, ao passo que a primeira providência dá a entender que o carro está parado, podendo desencadear uma atitude equivocada por parte do motorista que vem logo atrás, a segunda providência apenas dá a falsa ideia de claridade, enquanto a nebulosidade é a mesma na estrada.

Use farol baixo, ou, preferencialmente, o farol de neblina, cujo foco é voltado para o chão e não para a neblina. Não pare no acostamento, espere chegar em um lugar mais seguro, como  em um posto de gasolina até o nevoeiro se tornar menos intenso. Por fim, se vai pegar a estrada pela manhã, aguarde que a temperatura  esteja mais elevada, de modo que o calor ajude a dissipar o nevoeiro.

VOCÊ TAMBÉM VAI GOSTAR DE LER:

Deixe um comentário

Seu e-mail nunca será divulgado. Campos obrigatórios estão marcados com *.

*
*