Seu seguro foi recusado pela seguradora? Entenda por quê

Seu seguro foi recusado? entenda por que.

Ainda dentro de seus direitos, as seguradoras podem se recusar a fazer algum tipo de seguro, desde que essa condição esteja previamente especificada na própria proposta de seguro, dentro do prazo para a sua aceitação. Assim como transcorre qualquer outro procedimento para comunicação de aceitação ou de recusa da proposta, trazendo detalhadamente todas as razões da recusa, desde que observado o período limite de quinze dias, contando desde a data de recebimento da proposta.

Para o segurado pessoa física, a seguradora fica limitada a uma solicitação, podendo solicitar ao mesmo mais documentos complementares para uma melhor análise do risco adquirido. Nesses casos, o período de quinze dias é suspenso, voltando a ser contado desde a data em que se der a entrega da documentação anteriormente pedida. Entretanto, se mesmo com essa nova vistoria, a seguradora recusa o pedido de seguro dentro do prazo de quinze dias, os valores a serem pagos pelo segurado serão devolvidos pela seguradora em até dez dias.

Cabe à seguradora, a possibilidade de deduzir do valor pago pelo segurado, a parcela que corresponde ao período em que houve a cobertura, ou, conforme seu julgamento, poderá devolver todo esse valor ao segurado, sobre isso, as condições dispostas no contrato de seguro regem. Mas se a seguradora não restituir o valor em dez dias ao segurado, a conta deverá ter o seu valor atualizado conforme as normas em voga, incluindo a aplicação de juros de mora.

Embora não haja normas que regulamentem a recusa ou não de seguro, entre as seguradoras, as principais razões de recusa da proposta de seguro incluem: casos de veículos com parecer recusável na vistoria prévia; veículos com chassi remarcados; veículos com mais de dez anos; veículos fora de fabricação; veículos com modelos especiais, como carros de fibra ou modificados e veículos que apresentem irregularidade de emplacamento.

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2 Comentários

  1. Jose Julio Ribeiro Rosais disse em 12 Apr às 11:54 am :

    Existem muitos outros motivos para as seguradoras não aceitarem solicitação de seguro. As seguradoras, assim com as empresas de telefonia no Brasil, fazem o que bem entendem. E não estão nem aí para o consumidor!

  2. Paulo disse em 3 Jun às 4:50 pm :

    e se a seguradora, corretora simplesmente esquece de mencionar que o veículo não passou na vistoria? meu carro ficou mais de um mês sem seguro efetivado, e as parcelas foram pagas…

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