São Paulo pode ampliar rodízio de veículos em até 371km

São Paulo pode ampliar rodízio em até 371km

A proposta de ampliação do rodízio de veículos em mais 371 quilômetros representa uma restrição que afetaria grandes avenidas como Brás Leme, Radial Leste, Inajar de Souza, Aricanduva e Francisco Morato e entraria em vigor no mês abril, caso tenha a discussão sobre seu estudo aprovada. O estudo é da Companhia de Engenharia de Tráfego – a CET- que estende o rodízio municipal de São Paulo para mais 400 vias ou 371 quilômetros lineares, incluindo as regiões periféricas e eixos que estiveram fora do esquema de rodízio desde o ano de 1997.

Caso a proposta seja aceita, é possível que a velocidade média no auge da manhã tenha melhora de 8,5%, saindo de 18,9 km/h para 20,5 km/h. já no caso das vias arteriais, seu aumento iria de 15 km/h para 16,8 km/h, cerca de 12 por cento. Anteriormente, a ideia da CET era a ampliação do rodízio para mais 240 km lineares de vias, no lugar de 371 km, a diferença para a atual proposta é que esta inclui toda a extensão das novas vias, e não apenas uma parte delas.  De modo que, os grandes eixos que se destinam aos pontos mais periféricos da cidade serão também favorecidos em sua totalidade. Assim, cobrindo 98 por cento das vias arteriais, aquelas que fazem os grandes deslocamentos em ligações entre os bairros.

Esse tipo de projeto tem seu prazo de implantação bem logo, pois, não se trata de algo que pode entrar em vigor de uma hora para outra. Com definição prévia de uma data e estabelecimento dos locais para que os motoristas tomem conhecimento da abrangência da fiscalização. Seguindo os mesmos critérios atuais, a CET mantém a validade de duas placas por dia de segunda a sexta e nos dois horários de maior trânsito (entre 7h e 10h e 17h e 20h). Há, todavia, estudos a respeito da possibilidade de se aumentar a quantidade de placas restritas ou de ampliar a restrição para a cidade inteira, mas que ainda não são efetivos.

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