Custo da CNH pode subir até 20% com aulas em simulador de direção

Custo da CNH pode subir até 20% com aulas em simulador de direção

A partir de 2014, quem estiver interessado em conseguir sua CNH e ficar devidamente habilitado, não apenas mais terá de arcar com as aulas teóricas e práticas, mas terá de passar por cinco aulas realizadas em um simulador de direção que será instalado nas autoescolas. Com essa exigência, o valor gasto chegará a vinte por cento a mais para a emissão desse documento, de modo que o candidato à habilitação terá de gastar cerca de mil e duzentos reais.

Sem caráter eliminatório, as aulas realizadas no simulador foram definidas pelo Conselho Nacional de Trânsito – o Contran e são válidas somente para os candidatos à categoria B de automóvel. Sua duração é de trinta minutos cada aula e deverão ser praticadas impreterivelmente ainda do início da parte prática de fato, entretanto, a quantidade de aulas realizadas no simulador não excluirão a quantidade de aulas práticas na rua, cuja exigência é de vinte aulas de duração de cinquenta minutos cada.

Ainda que a má desenvoltura nas aulas simuladas não exclua o candidato do processo, o DETRAN receberá um relatório informando o desempenho dos alunos, com o intuito de avalia-los e não de eliminá-los. A ideia dessa medida é que as pessoas se familiarizem com as situações adversas do trânsito, antes mesmo de enfrenta-lo de fato.

O simulador de direção tem seu nível de dificuldade aumentado no decorrer de sua realização, iniciando com conceitos mais básicos e seguindo com o acréscimo de situações perigosas, que incluem desde o tráfego em vias movimentadas, a situações de pista escorregadia ou forte cerração. Com a proposta de se aproximar cada vez mais com a realidade, o método promete acrescentar aquilo que não pode ser aprendido na parte teórica apenas.

Já com a norma vigorando, as autoescolas e os DETRANs ainda estão se preparando para as devidas mudanças e estão se adaptando com a compra das máquinas e com a adequação a esse novo sistema. O custo médio do simulador de direção é de quarenta mil reais, incluindo os valores de sua manutenção que devem ser repassados para as taxas e os preços das aulas para os candidatos.

VOCÊ TAMBÉM VAI GOSTAR DE LER:

Deixe um comentário

Seu e-mail nunca será divulgado. Campos obrigatórios estão marcados com *.

*
*