Google se une a montadoras para levar Android aos veículos

Google se une a montadoras para levar Android aos veículos

No final de 2013, surgiram rumores sofre a criação da Open Automotive Alliance – OAA – que, de fato, concretizou-se. Trata-se de um grupo de trabalho, cujo propósito é o de levar o Android para os painéis dos carros, especialmente, os dos modelos mais luxuosos do mercado. Nessa empreitada, não somente a montadora alemã Audi vem como parceira do Google, mas também as empresas GM, Honda e Hyundai são parceiras do OAA, com vistas de mais parcerias para o projeto.

A Open Automotive Alliance se dedica ao desenvolvimento de uma plataforma comum e que trará inovação, segurança e praticidade no que diz respeito à tecnologia dos carros. O Android é o sistema selecionado, não apenas por admitir a formação de uma plataforma afim que esteja aberta às especificidades de cada montadora parceira, mas por estar em mais de um bilhão de celulares e demais dispositivos móveis no mundo.

Para representar a função dos hardwares nesse tipo de negócio, quem responde é a assinatura Nvidia, manifestando seu interesse em colocar seu mais novo lançamento, o  SoC Tegra K1 nos carros para rodar o Android, o que não exclui chips das marcas Qualcomm e MediaTek no projeto. A possibilidade de usar de um modo mais prático e eficaz – e sem desviar a atenção dos perigos do trânsito – os aplicativos de mapas, tocadores de música ou de comunicação dos smartphones com comandos de vos enquanto se dirige é bastante tentadora.

A parceria entre a Google e os desenvolvedores para Android em carros vai além disso, com a elaboração de aplicativos que acham o posto de gasolina mais próximo, que podem estabelecer rotas conforme informações atuais sobre o trânsito ou que até mesmo auxiliem os motoristas na hora de estacionar os seus veículos, a expectativa é os primeiros carros com Android já estejam nas estradas no final do ano de 2014 e que componham o rol de veículos inteligentes.

VOCÊ TAMBÉM VAI GOSTAR DE LER:

Deixe um comentário

Seu e-mail nunca será divulgado. Campos obrigatórios estão marcados com *.

*
*