Grupo Bertone, criador do clássico Lamborghini está à venda.

Grupo Bertone, criador do clássico Lamborghini está à venda.

Estúdio que desenhou clássicos como o Lamborghini Countach está com os dias contados. O Grupo Bertone foi fundado em 1912, por Gionanni Bertone.  Após o fim da Segunda Guerra Mundial, a empresa foi dividida em duas unidades, Carrozzeria, responsável pela construção de carros e o estúdio de projetos, Stile Bertone.

A crise da montadora vem desde 2008, e, desde então, ela precisou se desfazer de parte de seu patrimônio para se sustentar, incluindo uma planta em Turim, negociada com o Grupo Fiat. Além disso, recentemente, os funcionários teriam entrado em greve devido aos vários meses de atraso dos salários.

A empresa reabriu em 2009, porém ainda acumulava dívidas e salários de funcionários atrasados. No último dia 11, a empresa não resistiu e pediu concordata, e agora a tem 120 dias para conseguir um comprador. Um processo judicial foi instaurado e prevê que algum investidor compre a Bertone. Uma empresa turca é, por enquanto, a mais cotada.

A negociação está sendo analisada, e se a compra for aprovada, a falência da Bertone será oficializada no início do ano que vem para facilitar a troca de donos.

Caso a empresa turca não consiga comprar a Bertone, existem outras sete dispostas a negociar. O estúdio perdeu espaço nos últimos anos e os clientes chineses, que estavam sustentando as finanças da Bertone, agora já possuem centros de estilo em seu próprio país.

VOCÊ TAMBÉM VAI GOSTAR DE LER:

Deixe um comentário

Seu e-mail nunca será divulgado. Campos obrigatórios estão marcados com *.

*
*