IPVA deve cair cerca de 5,16% este ano!

 

IPVA deve cair cerca de 5,16% este ano

A Secretaria da Fazenda Paulista divulgou esse mês os valores valores que servirão de base para o IPVA 2014. Os 5,16% representam a queda média considerando todos os tipos de veículos, como automóveis, motos, utilitários, ônibus e caminhões, segundo a Secretaria Fazenda Paulista.

Os automóveis terão a maior queda média entre todos os tipos de veículo. Segundo a Secretaria Fazenda, a queda em 2014 será de 5,43% (neste ano, 9,89%). As motos pagarão 5,08% menos (mesmo percentual deste ano); os ônibus e micro-ônibus, 2,03% (8,72%); os utilitários, 4,29% (8,57%); e os caminhões, 4,66% (10,55%).

Apesar de pagar menos para licenciar seus veículos, os proprietários não devem comemorar. É que, como o imposto é calculado sobre o valor de mercado, significa que o patrimônio dos contribuintes está valendo menos.

Segundo Edison Eugênio Peceguini, diretor-adjunto da Diretoria de Arrecadação da Fazenda, o principal motivo para a queda do IPVA foi a redução do IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados) concedida pelo governo federal para alguns modelos de veículos zero.

Com os veículos novos custando menos, o preço dos usados também cai. Em geral, o veículo usado é dado como entrada para a compra de um novo.

Outra razão para a queda do tributo é a consequente desvalorização dos veículos usados. A secretaria de Fazenda diz que 93,6% dos donos de veículos ou pagarão menos em 2014 ou o mesmo valor pago neste ano.

Entre 13 e 24 de fevereiro vence o pagamento da parcela única, sem desconto, ou da segunda cota. Nesses mesmos dias, no mês de março, vencem os pagamentos da terceira parcela. A partir da segunda quinzena de dezembro, a secretaria de Fazenda enviará cerca de 16 milhões de avisos de vencimento aos donos dos veículos registrados no Detran de São Paulo

https://www1.fazenda.gov.br/resenhaeletronica/MostraMateria.asp?page=&cod=934185

VOCÊ TAMBÉM VAI GOSTAR DE LER:

Deixe um comentário

Seu e-mail nunca será divulgado. Campos obrigatórios estão marcados com *.

*
*