Vale a pena instalar ar condicionado em carros sem ar de fabrica?

Vale a pena instalar ar condicionado no carro sem ar

O ar-condicionado, bem como direção assistida, teto solar, câmbio automático, freios antitravamento ABS, são itens que o consumidor deveria solicitar que venha instalado de fábrica. É claro que é possível instalar estes itens após a compra, mas a questão é que não se vai, ao menos por um valor interessante, obter o mesmo padrão do equipamento original.

Embora na teoria todo item instalado fora da autorizada provoque a perda da garantia, na prática nem sempre é assim. Segundo especialistas, o problema acontece caso constate-se que o instalador fez alguma alteração nas características originais. Agora, se o mecânico colocou um alarme com conector original, não mexeu no chicote original, não caracteriza como alteração

É necessário substituir os componentes para instalar o ar condicionado?

Os carros populares já possuem toda a infra-estrutura para a instalação do ar condicionado, tal como ventoinha do radiador, bateria de 45A, sistema de ventilação interna veículo, etc. Alguns componentes mínimos poderão ser trocados, mas muitos profissionais da área inventam a necessidade da troca de componentes, portanto fique atento.

Vale a pena saber quais equipamentos apresentam riscos na instalação posterior. Abaixo, separamos alguns procedimentos e seus possíveis riscos

Alto risco: Alarme, som, sensor de ré, viva-voz com Bluetooth, módulo de levantamento de vidros, rastreador, farol auxiliar e vidro elétrico são itens que podem até não causar problemas futuros na parte elétrica, mas o risco de uma instalação malfeita trazer dor de cabeça depois é grande. Os mais comuns são corte inadequado de fiação, manuseio incorreto do chicote, provocando mau funcionamento, ou defeitos na bateria. O melhor é comprar o aparelho fora e colocar na autorizada.

 

Baixo risco: Ar-condicionado, direção hidráulica, funilaria e pintura, martelinho, pneus e rodas: algumas marcas oferecem nas dependências das próprias concessionárias kits homologados de ar, direção e sensor de ré que nada mais são que empresas terceirizadas que realizam o serviço. Só que nesse caso você fica nas mãos da autorizada. Se fizer fora, descubra para qual loja a autorizada manda os carros. Funilaria e pintura, só os serviços mais leves e que não envolvam reparos de perfuração. Para pneus e rodas, vale procurar uma loja especializada, mas nada de instalar uma roda maior que a original. Também se economiza um bom dinheiro no alinhamento e balanceamento, mas saiba: em caso de erros no serviço, a garantia de fábrica não cobre desgaste irregular de pneu ou avarias na suspensão ou direção.

Sem risco: Cabo para conexão de iPod, defletores, protetores de porta e trava de estepe: são acessórios que não alteram em nada a fiação ou características originais (isso se a trava do estepe não furar a carroceria). São itens inofensivos e que não vão provocar a perda da garantia

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