Vantagens em ter um carro automático

Vantagens em ter um carro automatico

Por muito tempo ter um carro de câmbio automático era artigo de luxo, mas nos últimos cinco anos, com a crescente oferta de novos modelos com a opção, o câmbio automático deixou de ser uma exclusividade de carrões sofisticados e passou a equipar versões em faixas de preço mais acessíveis.

Geralmente, na hora de comprar um carro vem a dúvida: câmbio manual ou automático? Há quem prefira o manual, para ter mais controle sobre o carro, mas todos sabem que na hora do rush, deixar a perna esquerda livre é bem melhor. E a situação vem ganhando novos ares. O que antes era equipamento apenas para carros de luxo, hoje já faz parte da lista de opcionais dos modelos mais populares. E tem muito brasileiro pagando até R$ 5 mil a mais pelo conforto.

A diferença entre tipos de câmbio está na forma de engate das marchas. E também no preço. O câmbio manual é o mais barato e possui uma caixa de marchas que permite as relações de transmissão da força do motor para as rodas por meio de um pedal de embreagem. No câmbio automatizado, que encarece em 3,5% o preço final do veículo – custa em torno de R$ 2 mil –, a embreagem continua presente, mas passa a ser acionada por um sistema elétrico, eliminando a necessidade do pedal.

Dentre as vantagens de contar com esse tipo de sistema de troca de marchas em seu carro, estão a facilidade e o conforto para guiar o veículo. Além disso, os carros que tem esse tipo de câmbio são mais seguros, tem um motor que dura mais tempo e os outros componentes da transmissão (caixa, eixos, diferencial, entre outros) também tem sua expectativa de vida aumentada.

A tendência do mercado internacional de automóveis de uso geral é pela extinção do câmbio mecânico, que proporciona menor segurança e maior desgaste dos componentes dos veículos, principalmente pela diversidade nos modos de direção dos usuários.

Essa tendência também se observa na medida em que novas tecnologias venham a substituir o componente principal dos veículos (motor), atualmente movido por combustão interna. Diferentemente do motor à combustão, as tecnologias de chaveamento elétrico conseguem fornecer ao motor elétrico características de torque constante em quase todos os regimes de rotação. Logo, não existe a necessidade da caixa de transmissão; o próprio motor opera em uma única marcha em qualquer velocidade.

VOCÊ TAMBÉM VAI GOSTAR DE LER:

Deixe um comentário

Seu e-mail nunca será divulgado. Campos obrigatórios estão marcados com *.

*
*