Jaquetas protetoras para motociclistas. Uma inovação a favor da segurança.

Jaquetas protetoras para motociclistas. Uma inovação a favor da segurança.

No ultimo salão duas rodas, um evento que trata do mundo das motocicletas e apresenta todas as novidades a respeito, foi lançado para o público brasileiro um “air bag” para motociclistas. O equipamento é resultado de vários anos de pesquisa e é o único que foi aprovado pelos institutos de segurança mais exigentes.

O equipamento funciona da seguinte forma: uma trava de segurança liga a jaqueta à estrutura da moto. Quando o motociclista é arremessado, a trava é liberada, acionando um cilindro de gás carbônico que infla as câmaras de ar da jaqueta instantaneamente. O processo todo leva menos de meio segundo, mal dá para piscar.

As câmaras, espalhadas pela jaqueta, abrangem as áreas do pescoço, costas, tórax, abdômen, coluna cervical e cóccix.  E segundo o fabricante, protege contra 80% das lesões críticas que o motociclista pode sofrer.

É necessário um puxão equivalente a 30 kg para que o cilindro seja ativado, o que impede que o motociclista acione o airbag por engano ao descer da moto sem destravar o cabo que liga a jaqueta ao veículo de duas rodas. O air bag funciona com um cartucho de gás CO2 que é acionado em casos de acidentes e infla em menos de 0,25 segundos, protegendo a coluna vertebral, o pescoço, tórax e cóccix do motociclista.

No crash test realizado pelo Japan Automotive Research Institute (Jari) foi comprovado que em caso de impacto lateral e quedas, o air bag reduz o impacto gravitacional na coluna e tórax em 75% e a aceleração e impacto no pescoço e cabeça em aproximadamente 40%. Além da proteção, a jaqueta ainda tem o design bastante apresentável.

Três modelos estarão disponíveis no Brasil: um colete, que é uma ótima opção para o nosso clima, e duas jaquetas impermeáveis. A empresa já está negociando com as autoridades brasileiras para que o equipamento seja usado como item de segurança. As forças policiais do Japão, Inglaterra, França, Espanha e Estados Unidos, e os pilotos de motovelocidade já utilizam a jaqueta.

VOCÊ TAMBÉM VAI GOSTAR DE LER:

Deixe um comentário

Seu e-mail nunca será divulgado. Campos obrigatórios estão marcados com *.

*
*