Brasil é o campeão mundial em queda de raios. Saiba como proteger seu carro.

raio

Você sabia que o Brasil é campeão em queda de raios? Segundo estudo do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), em São José dos Campos, São Paulo, esse recorde não é superado por nenhum outro país.

Mas você sabe como se proteger e proteger seu carro deste fenômeno natural?

Quando um carro é atingido por um raio, as cargas elétricas se espalham por sua superfície metálica externa sem ameaçar quem está dentro. Quando os pneus estão molhados pela chuva, essas cargas passam por eles e se descarregam no solo. Mesmo com os pneus secos, elas se transformam em fagulhas e são absorvidas pelo chão.

Mas qual o melhor lugar para abrigar a mim e meu carro?

O melhor local para se esconder de uma tempestade é em uma construção sólida, que tenha encanamento e fios apropriadamente conectados ao solo. Em áreas selvagens, sua melhor opção talvez seja seu carro, desde que você não tenha pegado uma trilha com um veículo off-road conversível.

Barracas e abrigos abertos não oferecem qualquer proteção aos raios. Nos EUA, a regra dos 30 (the 30-30 rule) é muito conhecida e deve ser obedecida aqui também: Se você vir um relâmpago e contar menos de 30 segundos antes que você escute o trovão, isso indica que a atividade elétrica está próxima demais e que, se possível, você deve sair de lá e procurar abrigo.

O mais importante é não ficar exposto quando notar uma “tempestade” de raios, e procurar abrigo o mais rápido possível.

VOCÊ TAMBÉM VAI GOSTAR DE LER:

Deixe um comentário

Seu e-mail nunca será divulgado. Campos obrigatórios estão marcados com *.

*
*