Freios ABS serão obrigatórios em 2014

Freios ABS serão obrigatórios em 2014

Além dos airbags,  todos os automóveis produzidos a partir de 2014, importados ou não, terão que vir de fábrica com freios ABS.

O ABS (Antilock Braking System, “Sistema de Freio Antitravamento”, em português) é um módulo instalado junto aos freios comuns. Ou seja, as peças do sistema de freios são as mesmas, pastilhas, discos, lonas, cilindro mestre… O módulo ABS, porém, age somente quando há uma freada brusca. Sensores instalados nas rodas evitam o travamento, impedindo a derrapagem. Graças a ele, o motorista tem mais chance de desviar do obstáculo.

Entre os modelos nacionais, o ABS surgiu no Volkswagen Santana, em 1991, e começou a ter maior abrangência após 2010.

A partir de 2014, os veículos novos que não tiverem o sistema instalado não poderão ser licenciados.  De acordo com Marcus Vinicius Aguiar, presidente da comissão de área técnica da Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea), a instalação gradativa é necessária até para baixar os custos.

Embarcando na lei dos automóveis, um projeto de  lei aguardando despacho na Câmara dos Deputados prevê freios com ABS obrigatório em todas as motocicletas novas no Brasil, seguindo a proposta da legislação para carros.

Com o objetivo de esclarecer dúvidas, a Associação Brasileira de Engenharia Automotiva (AEA) elaborou cartilhas informativas sobre o air bag e o sistema ABS. Nas cartilhas, o motorista pode conhecer, por exemplo, como é acionado o air bag e o freio ABS, seu funcionamento e manutenção de ambos os sistemas.

As cartilhas podem ser encontradas no site do Denatran, http://www.denatran.gov.br/.

 

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