Rio dispensa da vistoria carros com até dois anos de uso.

Rio de Janeiro dispensa da vistoria carros com até dois anos.

Os carros zero comprados no Rio de Janeiro ficarão mais tempo sem precisar fazer a primeira vistoria. O governador Sérgio Cabral aprovou a lei que aumenta de um para dois anos o prazo para que automóveis zero quilômetro passem pela vistoria do Detran. Automóveis adquiridos a partir de 2012 ficarão dispensados da vistoria veicular.  O prazo que anteriormente era anual, agora conta com um espaço maior de tempo.

Com a mudança, um veículo comprado em 2012, que já seria dispensado da vistoria deste ano – só precisará passar em vistoria em 2015. O mesmo acontecerá com os veículos adquiridos em 2013, que só precisarão realizar o procedimento em 2016.

De acordo com o Detran, os veículos liberados da vistoria deixarão de pagar a taxa do Licenciamento Anual (hoje fixado em R$ 101,77), nos dois anos seguintes ao da compra do carro e a entrega do novo CRLV – Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo – dos carros isentos do procedimento, acontecerá seguindo os prazos de final da placa do automóvel anunciados pelo departamento.

O Detran destaca que a iniciativa não contempla os chamados veículos de uso intensivo, como ônibus, micro-ônibus, caminhões, veículos da categoria aluguel, sejam automóveis, caminhonetes, motos ou utilitários, além de veículos particulares com capacidade superior a cinco passageiros.

No entanto, vale lembrar que a medida atingirá apenas os veículos considerados carros de passeio particulares e com capacidade para, no máximo, cinco passageiros. A nova norma se baseia no entendimento de que, nos três primeiros anos de uso, o desgaste de carros não compromete as condições mínimas de segurança e o nível de emissão de gases.

VOCÊ TAMBÉM VAI GOSTAR DE LER:

Deixe um comentário

Seu e-mail nunca será divulgado. Campos obrigatórios estão marcados com *.

*
*