Vantagens para taxistas na hora de trocar de carro

Vantagens para taxistas trocarem de carros.

Com a isenção de IPI para taxistas, ficou mais fácil trocar o automóvel de trabalho.

Cobrado pelo Governo Federal, o IPI – Imposto sobre Produtos Industrializados, é um tributo onde o consumidor comum paga entre 7 e 25% do valor do veículo, de acordo com o modelo e a potência. No entanto os taxistas têm direito de obter um documento chamado a Carta de isenção do IPI, que lhes garante a isenção do imposto na hora de adquirir ou trocar de automóvel.

Os taxistas conseguem as isenções e descontos de acordo com a sua situação de trabalho e tempo de serviço. São eles:

 

• Taxista Padrão

O profissional que possui o carro e o alvará em seu nome por um período superior a um ano, tem direito de Isenção de IPI e ICMS. Para garantir este benefício, caso tenha recebido descontos na última aquisição, o taxista deverá:

– providenciar as Cartas de IPI e ICMS

– ter as contribuições junto ao INSS em dia e apresentar os documentos e notas fiscais do carro. Já o alvará não pode ter a participação de um co-proprietário.

 

• Taxista com o alvará recente

A partir do momento em que o profissional emitiu o alvará em seu nome, ele já tem o direito à isenção de IPI. Os taxistas com menos de um ano de atividade não conseguem a isenção do ICMS. Para conseguir a isenção do Estado de São Paulo, o motorista deve ter o alvará em seu nome há, pelo menos, um ano.

 

• Todos os profissionais

Independente do tempo de profissão, os taxistas recebem desconto concedido pela própria montadora, que reconhece a importância do profissional como agentes de divulgação de seus produtos. Afinal, a corrida de táxi é um test drive de conforto e qualidade para o passageiro. Por isso, a categoria recebe um desconto que varia entre 11 a 18% do valor do veículo, de acordo com política do fabricante e concessionária.

 

A isenção de IPI também vale para portadores de deficiência física, visual, mental, ou autistas. Neste caso, a compra pode ser feita diretamente ou por representante legal.

VOCÊ TAMBÉM VAI GOSTAR DE LER:

Deixe um comentário

Seu e-mail nunca será divulgado. Campos obrigatórios estão marcados com *.

*
*