Crescimento das fábricas de automóveis no Brasil

O crescimento das fábricas de automóveis no Brasil

Montadoras de renome agora tem como destino certo o Brasil. Com o crescimento do mercado automobilístico em terras tupiniquins, aumentam de forma significativa o interesse de montadoras implantarem sedes por aqui.

 

Empresas de renome como a AUDI, fabricante de veículos de luxo, divulgaram anúncio recentemente que irão começar a produzir os modelos A3 Sedan e Q3 na fábrica de São José dos Pinhais, na Região Metropolitana de Curitiba. O investimento previsto até 2016, de acordo com a empresa, será de R$ 500 milhões.

Outras montadoras também pretendem fixar fábricas no próximo ano. As montadoras alemãs Volkswagen e Daimler anunciaram investimentos no Brasil que, somados, chegam a R$ 1,5 bilhão. O montante anunciado por cada marca é de cerca de 500 milhões.

 

Porém, ao que tudo indica, os carros não terão fabricação  integral no Brasil. Na maioria dos casos, trata-se do sistema CKD, do inglês complete knocked down, que significa que os carros são importados como kits completos e montados no país. Isso é suficiente para contornar as altas taxas alfandegárias.

 

Entretanto, a Audi planeja produzir o modelo Q3 no sistema semi knocked down, em que os componentes do veículo são parcialmente comprados ou fabricados no país. Por ser uma subsidiária da Volkswagen, a Audi tem a vantagem de ter a maior fabricante de automóveis do País do Brasil como aliada.

 

A Volks, por sua vez, quer produzir a sétima geração do Golf no Brasil. O modelo, segundo a mesma, é o melhor da empresa. De acordo com a Volks, as unidades produzidas no Paraná serão idênticas às alemãs.

 

O bom desempenho da economia causa boa impressão entre possíveis investidores estrangeiros. E, mais especificamente para o setor de automóveis, o crescimento ocorrido enquanto o mundo desenvolvido enfraquecia fez do Brasil uma praça promissora.

VOCÊ TAMBÉM VAI GOSTAR DE LER:

Deixe um comentário

Seu e-mail nunca será divulgado. Campos obrigatórios estão marcados com *.

*
*