Endosso ou um novo seguro. O que é melhor quando ocorre mudança na apólice

 Endosso ou um novo seguro. O que é melhor quando ocorre mudança na apólice

Com mais um ano chegando ao fim, é comum planejarmos mudanças para o novo ano, e dentro do planejamento familiar pode constar a troca de carro. Porém mudar de carro requer alguns cuidados, como o seguro.

Qualquer alteração nas condições de contrato gera um endosso, que nada mais é que uma “retificação” do contrato em vigor, ou seja, você segurado deverá procurar sua corretora para alterações que queira realizar em seu contrato de seguro.

 

Durante o prazo em que seu carro ficar sem o seguro, você vai ficar resguardado pelos prejuízos que sofrer com o seu veículo. Os tipos de coberturas que você possui apólice, é o que vai determinar o que você receberá caso ocorra um sinistro. A validade de seu seguro vai começar e terminar 24 h depois das datas indicadas na apólice.

 

É mais simples fazer o endosso ou contratar outro seguro?

 

A decisão depende do segurado, pois caso seja do interesse do mesmo manter o antigo carro, é valido contratar um novo seguro para o carro novo. Mas se for o caso de vender o carro antigo, será necessário um endosso.

 

O endosso é calculado em função das condições e dos prêmios vigentes à data de alteração do contrato de seguro. Alguns endossos podem gerar alterações nas condições do seguro e/ou no valor da franquia e/ou no prêmio do seguro, que poderá promover restituição ou cobrança adicional de prêmio ao segurado. Cabe deixar claro que a seguradora estabelece prêmios mínimos para cobrança.

 

A única clausula do endosso que não pode ser retificada é a para inclusão/exclusão da cobertura colisão e incêndio. O prêmio ou a restituição referente ao endosso não implica a suspensão do pagamento das parcelas originais da apólice.

 

Será cobrado custo de emissão do endosso sempre que houver movimentação de prêmio.

 

 

VOCÊ TAMBÉM VAI GOSTAR DE LER:

01 Comentário

  1. Moacir de Castro disse em 21 Nov às 6:48 pm :

    Bom dia. Gostaria de obter uma informaçao com relaçao ao seguro do meu carro. Estou trocando de carro, o meu corretor informou nao haver endosso para o novo carro, so que estou pagando endosso do atual carro, se eu vende-lo terei ainda que pagar prestaçoes que faltam. Poderiam me orientar sobre isso.

01 Trackback

  1. By O que é a apólice de seguros? on 29 Jun at 3:07 pm

    […] Alterações feitas nas condições de contrato do seguro geram um endosso, ou seja, uma retificação na apólice de seguros. Para alterar estas condições de cobertura  é preciso recorrer à ajuda de um corretor. Saiba se vale mais fazer um endosso ou um novo contrato de seguros com este outro post, do blog da Smartia Seguros. […]

Deixe um comentário

Seu e-mail nunca será divulgado. Campos obrigatórios estão marcados com *.

*
*