Carro Alienado X Seguro. Como proceder?

O seguro cobre os danos quando o carro está alienado?

Ter o carro segurado é uma garantia enorme de tranquilidade, caso aconteça algum imprevisto. Mas e no caso do veículo que ainda não foi totalmente quitado? Como funciona o seguro nesses casos?

Entenda como funciona a regra para as apólices nessa situação.

 

Quando o carro não é financiado, a relação é limitada entre a seguradora e cliente. Já no caso contrário, a negociação do pagamento do sinistro envolve mais uma pessoa, o agente financeiro.

 

Quando ocorre um sinistro com um veículo quitado, a indenização é efetuada diretamente ao proprietário. Porém, se a última prestação do carro não estiver paga, o carro ainda não é do proprietário e neste caso, o pagamento é efetuado em dois momentos:

 

– a parte financiada, ou seja, o saldo devedor gera a emissão de um cheque para quitação do débito junto à instituição financeira, depois de receber o termo de quitação da dívida;

 

– a seguradora paga o valor remanescente que consta na apólice ao segurado.

 

Um carro pode ser alienado por leasing – neste caso o carro fica em nome do banco alienado ao comprador – financiamento ou consórcio (quando contemplado). Não há fraude alguma nisso, é apenas o modo como são feitas as vendas de carros financiados.

 

Um carro é alienado como garantia no caso de inadimplência e somente neste caso, o banco poder reaver o bem através de mandado de busca e apreensão. Isso significa que, necessariamente, um veículo alienado tem dívidas. Antes de comprar, é bom saber o montante das mesmas, quantas prestações faltam para pagar e se há alguma em atraso. Para assegurar que o veículo não possui nenhuma divida, basta verificar os dados no DETRAN.

VOCÊ TAMBÉM VAI GOSTAR DE LER:

5 Comentários

  1. alessandro disse em 10 Dec às 11:27 am :

    Bom dia tenho um corsa 2012 com 49.650KM. esta alienado, tenho seguro. estou com este carro a quase 02 anos , estou com problema na carroceria da suspensão traseira onde o amortecedor e fixado, esta trincado e fazendo um barulho dentro do carro insuportável, devo acionar o seguro? sou leigo no assunto mas eles pode condenar o carro e me indenizar. sendo que esta alienado??? Agradeço desde já

  2. Tatiana Oliveira disse em 14 Dec às 11:02 am :

    Oi, Alessandro! Você só deve acionar o seguro caso esse barulho tenha sido consequência de uma colisão. Infelizmente os seguro não cobre falha mecânica. Nossa dica é você procurar um mecânico para descobrir qual é o problema do barulho.

    Espero ter ajudado. Qualquer coisa, estamos à disposição.

  3. julio disse em 26 Oct às 9:58 pm :

    Gostaria de entendereceber melhor
    Eles quitam com a financeira , ok.
    E qual a parte que me sera indenizAda? Fipe menos valor de quitação corresponde ao valor que vou receber?

  4. Luciana de Jesus Sousa disse em 17 Nov às 12:38 pm :

    Tenho uma moto alienada,paguei 11 de 425,00 parcelas,e mesma foi roubada aciinei o seguro eles pediram uma carta do saldo devedor 7,300 e ele ia me indenizar 95℅ da tabela FIPE . só que eles pagou no saldo devedor 3,770,e me depositou 490,00.esta correto? Ou tenho q procurar meus direitos

  5. Edson disse em 2 Oct às 10:46 pm :

    Boa noite se eu tenho uma moto que esta no seguro
    Mas ela esta em busca e apreensão mesmo assim se ela for roybada o seguro cobre 100%

Deixe um comentário

Seu e-mail nunca será divulgado. Campos obrigatórios estão marcados com *.

*
*