O que cobre a garantia do carro

O que a garantia do carro cobre

Sabemos que todo veiculo vem de fábrica com um tempo de garantia, que assegura a troca ou reparo de determinada peça que apresente defeito logo após a comercialização do veículo.
Porém, algumas peças de desgaste natural não fazem parte da garantia oferecida pelas montadoras, como por exemplo: as velas de ignição ou o amortecedor.

 

Como garantir que seu carro receberá a manutenção preventiva necessária e correta?

 

Manual do proprietário: No manual, você encontra a lista dos  itens que devem ser substituídos, verificados ou regulados e a quilometragem certa para se fazer isso. O manual é importante, pois muitas vezes as montadoras modificam as peças ao longo dos anos em que o carro é comercializado e com isso apresentam especificações de manutenção diferentes fugindo da padronização dos serviços da concessionária.

 

A concessionária, ao realizar os serviços “obrigatórios” vai checar diversos itens que não tem quilometragem certa para substituição, ou seja, são trocados quando estão no final da vida útil. Se você ainda não confia totalmente na concessionária escolhida, peça um orçamento desses itens e leve o carro ao seu mecânico de confiança. Sua checagem provará a idoneidade da concessionária, e o melhor, você poderá efetuar as substituições com seu mecânico, pois essas peças de desgaste natural não são cobertas pela garantia.

 

Uma dica: Ao efetuar um serviço fora da concessionária que altere algum componente do carro ou use peças fora das especificações, você poderá perder a garantia. Isso vale também para a instalação de acessórios, como som ou vidros elétricos.

 

Veja alguns exemplos de peças de desgaste natural, sem quilometragem preconizada para troca:

 

- pastilhas e discos de freio

- lonas e cilindros de freio

- molas

- amortecedores

- buchas de suspensão e seções do escapamento

 

Os serviços de alinhamento e balanceamento também podem ser efetuados fora da concessionária, uma vez que são apenas recomendados pelos fabricantes.
Mesmo sabendo quais são as peças cobertas pela sua garantia, vale a pena antes de sair com o carro da concessionária prestar atenção em todos os detalhes possíveis, para que não haja nenhum imprevisto.

VOCÊ TAMBÉM VAI GOSTAR DE LER:

Deixe um comentário

Seu e-mail nunca será divulgado. Campos obrigatórios estão marcados com *.

*
*