Os perigos de usar DVD no seu carro.

DVD no Carro

Quem costuma viajar muito, ou tem filhos pequenos e precisa entretê-los enquanto dirige, com certeza já deve ter cogitado em ter um DVD no carro. Porém, o uso de DVD em veículos é vetado por lei, salvo alguns casos.

Segundo a regulamentação, só é permitido que os carros tenham equipamentos de DVD, desde que as telas não sejam visíveis aos passageiros da frente – motorista e carona. Qualquer desvio de atenção por parte do motorista pode provocar acidentes graves.

A única exceção à regra é que, caso o carro tenha o visor no quebra sol,  a tela deve possuir algum tipo de mecanismo automático que o faça mudar para a função GPS quando o veículo estiver em movimento.

Manter o DVD ligado enquanto o carro está em movimento é uma infração de condução que se enquadra no inciso 12 do artigo 230 do CTB, “conduzir o veículo com equipamento ou acessório proibido”. É considerada infração grave. Além dos cinco pontos na carteira do condutor, a penalidade inclui multa de R$ 127,69 e retenção do veículo para regulamentação – o que pode gerar custos se for preciso chamar um guincho.

Em questão de segurança, é uma boa ideia não andar exibindo o equipamento. A instalação de DVD no automóvel tem um custo um tanto quanto alto, o que acaba se tornando um alvo para roubos e assaltos.

VOCÊ TAMBÉM VAI GOSTAR DE LER:

Deixe um comentário

Seu e-mail nunca será divulgado. Campos obrigatórios estão marcados com *.

*
*