Minha habilitação (carteira de motorista) serve no exterior?

Carteira de motorista no exterior

Geralmente quando viajamos, costumamos nos informar a respeito dos transportes da cidade, ou até mesmo alugar um carro no local. Quando se trata de uma viagem dentro do territorio nacional, não existe mistério : basta o motorista ter habilitação e estar com os documentos em mãos para que possa dirigir tranquilamente.
Mas e quando se trata de uma viagem internacional? Você sabe quais são as regras que deve seguir? Reunimos aqui dicas para que você possa esclarecer suas dúvidas em relação à utilização da habilitação em outros paises.

 

A versão internacional da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) foi estabelecida pelas Convenções Internacionais de 1926 e 1968, que inclui ainda os documentos estabelecidos pela Convenção Interamericana de Tráfego de 1943, e são aceitas nos países que participaram desses eventos. A carteira é válida por um ano, mas não é renovável. Caso haja necessidade, é preciso tirá-la novamente.

 

Em caso de uma infração ou acidente, o órgão responsável do país poderá deter o motorista, exigir à tradução da habilitação em um consulado oficial e só autorizar a liberação do viajante depois que os documentos e as multas forem regularizados. De acordo com o Conselho Nacional de Trânsito (Contran), o condutor brasileiro é proibido de dirigir todos os tipos veículo em qualquer outro país que não faça parte da Convenção de Viena ou do Princípio de Reciprocidade.

 

Vou viajar em breve, e não terei tempo de tirar minha habilitação. O que faço?

A carteira internacional não é um documento obrigatorio, e sim um documento recomendável. Com a própria habilitação brasileira, o condutor poderá guiar nos 130 países que formam a Convenção Internacional de Tráfego Rodoviário de Viena, nos países que participam do Principio de Reciprocidade e nos Estados Unidos. Neste caso, é necessário também ter o passaporte em mãos.
E como faço para ter uma carteira de habilitação internacional?

Procure o Departamento Estadual de Trânsito (Detran) do seu Estado e cheque os endereços dos escritórios autorizados a emitir a Carteira Internacional de Habilitação.

VOCÊ TAMBÉM VAI GOSTAR DE LER:

Deixe um comentário

Seu e-mail nunca será divulgado. Campos obrigatórios estão marcados com *.

*
*