Dicas para viajar de carro no Feriado de 7 de setembro

Dicas para viajar no feriado de carro

No próximo final de semana teremos o feriado de sete de setembro, e por se tratar de um feriado curto, muitas pessoas aproveitam para viajar e conhecer novos destinos turísticos utilizando o carro.

Para que tudo corra bem durante a viagem, não esqueça de  fazer um check-up no automóvel antes de pegar a estrada. Revisar seu carro antes de viajar protege a sua família e os demais motoristas, evitando assim acidentes por falta de manutenção.

Selecionamos os principais itens de revisão, mas isso não quer dizer que outros itens não devam ser verificados.

Uma boa dica para quem vai viajar é redobrar a atenção nas estradas e também seguir as recomendações abaixo:

 

 

Água: Verificar o nível de água no reservatório do sistema de arrefecimento (refrigeração) do motor e completar se estiver abaixo do recomendado. O reservatório tem uma marcação do nível ideal.

 

Bateria: A carga da bateria deve ser verificada antes de pegar a estrada e, em caso de perda de capacidade, vale a pena trocá-la.

 

Chuva:  Com a pista molhada a atenção precisa ser redobrada. Evite pisadas bruscas no freio e procure dirigir a uma velocidade menor e com o motor mais cheio (os giros mais altos). Cuidado com as poças na estrada e, em casos de chuvas muito fortes, o ideal é encostar no primeiro posto de gasolina e esperar diminuir.

 

Combustível: No caso dos motores flex, o ideal é abastecer com gasolina. Isso porque, apesar de ser mais cara, a gasolina rende mais e o carro fica com maior autonomia (necessita de menos abastecimentos). Com menos paradas, você chega ao seu destino mais rápido e corre menos risco de ficar sem combustível em estradas com poucos postos de gasolina.

 

Horário de viagem: Sempre que possível é aconselhável evitar os horários de pico – final da tarde, começo da noite e primeiras horas da manhã.

 

Documentos: Confira se você está com toda documentação em dia e que não se esqueceu de pegar o RG, a carteira de motorista e o documento do veículo.

 

Extintor de incêndio: O equipamento vencido rende multa e pode não funcionar corretamente em uma emergência. Leia as instruções de uso para saber como proceder.

 

Freios: Verifique o nível do fluido de freio no compartimento do motor e, em caso de falta, complete com produto que siga as especificações do manual do proprietário.

 

Limpador de para-brisas: Jogue água no vidro e ligue o limpador. Se a varredura (limpeza) não for uniforme, é sinal que as palhetas estão ressecadas ou desgastadas e comprometem a visibilidade. A troca é necessária.

 

Luzes: Cheque as lâmpadas dos faróis alto, baixo e de neblina, além das luzes dos freios e das setas de direção (pisca).

 

Óleo: Verifique o nível do óleo e complete com o produto de mesma especificação se necessário. Nunca utilize o carro com o óleo vencido, isso pode causar sérios danos ao motor.

 

Pneus: Verifique o estado de todos os pneus, inclusive o reserva. Faça a calibragem de acordo com a pressão recomendada no manual do proprietário. É recomendável fazer o alinhamento e balanceamento. Cheque também o triângulo, o macaco e as chaves de roda.

 

Seguro: Tenha sempre à mão o número do telefone de emergência da sua seguradora e confirme se o prazo de validade do seguro não venceu.

 

Sono: Nunca viaje com sono. Caso a sonolência chegue durante a viagem, pare em um posto de combustível e descanse – não é o ideal, mas ajuda. Uma “piscada” mais demorada ao volante pode causar um terrível acidente.

 

 

O retorno para casa é o período crítico do feriado. Geramente a volta caracteriza o maior indice de acidentes fatais, justamente por isso, mais do que nunca, redobre os cuidados ao conduzir o seu veículo, use o cinto de segurança e respeite os limites de velocidade! Lembre-se, curtir a família e os amigos é muito bom, e em segurança é melhor ainda!

VOCÊ TAMBÉM VAI GOSTAR DE LER:

Deixe um comentário

Seu e-mail nunca será divulgado. Campos obrigatórios estão marcados com *.

*
*