Cuidados para não perder a garantia do seu carro.

Garantia de carro

Você sabia que fazer modificações de algumas peças do veículo ou incluir acessórios não autorizados pelo fabricante, entre outros, são atitudes que podem levar o consumidor a perder a garantia de seu carro novo?

A garantia que envolve o automóvel se divide em duas, que cobrem as mesmas espécies de defeitos: a estabelecida pelo Código de Defesa do Consumidor (CDC); e a contratual, que segue as condições acordadas em contrato pela montadora ou revendedora. A garantia só começa a valer a partir da entrega do produto ou da finalização do serviço. E todos os reparos feitos dentro do prazo de garantia deverão usar peças originais e ser inteiramente gratuitos; o fornecedor só pode cobrar pelo frete.

Garantia legal

A garantia legal para bens duráveis como automóveis e consertos tem o prazo de 90 dias. É garantida por lei, que faz distinção entre dois tipos de defeitos: Os  vícios aparentes, que são os problemas mais superficiais e fáceis de constatar, são garantidos até três meses após a entrega do produto ou finalização do serviço –  e os vícios ocultos, que são os defeitos mais difíceis de perceber, que só se apresentam após algum tempo de uso. Deste modo, a garantia só começa a vigorar no momento da constatação do defeito, mesmo que o veículo tenha anos de uso.

Garantia contratual

O prazo e as peças cobertas pela garantia contratual e os locais onde ela deve ser exigida, constam no termo de garantia que o consumidor recebe junto com o manual do veículo, assim que o produto é entregue. Cada montadora ou revendedora possui uma política própria.

Peças de desgaste natural, como por exemplo: pastilhas de freio, pneus, estofamentos, borrachas, amortecedores e itens de suspensão – bem como aquelas que precisam ser substituídas periodicamente, como filtros, correias e fluidos, normalmente estão excluídos, embora para elas seja possível exigir a garantia legal de 90 dias. Evidentemente, acessórios que não sejam de fábrica também não são cobertos.

Problemas com as garantias

Nem sempre reclamar a garantia junto ao fornecedor é simples. Caso o problema não se resolver em até 30 dias, o consumidor terá o direito de exigir a troca do veículo por outro semelhante, o cancelamento da compra ou o abatimento proporcional do preço. E se o fornecedor se negar a solucionar o problema gratuitamente, terá que comprovar que o defeito não é de fábrica, mas fruto de mau uso ou desgaste.

É importante saber que enquanto o veículo está na oficina para reparos cobertos pela garantia, seu prazo fica suspenso e só é retomado quando o carro volta para as mãos do motorista. O mesmo acontece em caso de recall. No entanto, se o carro voltar diversas vezes à oficina por causa do mesmo problema, o prazo de garantia da peça afetada ficará suspenso até que o defeito seja reparado por completo.

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