Cuidados com o carro no Inverno.

 
Cuidados com o carro no invernoAs baixas temperaturas não atingem somente a nós, humanos.  Os danos podem ser notados em eletrodomésticos, residências, e principalmente nos automóveis. Alguns pequenos cuidados devem ser tomados para que você proteja seu veiculo e não tenha problemas de manutenção.

O frio traz chuva, neblina e deixa as pistas mais escorregadias, bem como, em alguns casos, dificulta o bom funcionamento do veículo. Veja abaixo os cuidados principais com seu carro durante o inverno:

Bateria

A parte do carro que mais sofre no inverno é a bateria, uma vez que as partidas são mais difíceis e podem levar mais tempo. Quando for dar a partida, certifique-se de que todos os acessórios elétricos, como faróis, som, luzes internas, ar-condicionado, estejam desligados.

Verificação das lâmpadas

Usadas principalmente nas viagens à noite e nos casos de forte neblina. O mau funcionamento de uma delas pode confundir outros motoristas à distância e comprometer a segurança.

Luzes auxiliares

Atualmente, os carros têm várias luzes auxiliares, como aquela vermelha que fica acesa nos pára-choques, para facilitar a visão do carro no nevoeiro, bem como as de neblina que têm longo alcance e facilitam a visão do motorista em condições adversas. Os repetidores de seta (no retrovisor ou na carroceria) também são luzes auxiliares para marcar posição.

Carburador

Se o carro ainda utilizar o carburador, nos dias mais frios não se esqueça de puxar o afogador, pois isso ajudará o carro a chegar à temperatura de funcionamento ideal mais rapidamente.

Líquido anticongelante para radiadores

Veja com seu mecânico a possibilidade de adicionar líquido anticongelante para radiadores. O inverno brasileiro não costuma registrar neve, porém a temperatura pode cair a 0ºC em algumas regiões serranas e no sul do País. O líquido de arrefecimento pode ficar em estado sólido, embora a probabilidade seja muito pequena em um país como o Brasil.

Limpeza dos vidros

Faça uma limpeza nos vidros para evitar embaçamento e sujeira. No inverno, a maioria das pessoas circula com os vidros fechados. A condensação do ar respirado em contato com o vidro forma gotículas de água que embaçam a superfície da peça. Utilize uma solução de água com um pouco de álcool nos vidros internos e externos, secando logo em seguida. Essa solução ajuda a desengordurar e limpar os vidros, melhora a visualização e aumenta a segurança.

Troque as palhetas do limpador de para-brisa

É preciso trocar as palhetas a cada seis meses, para garantir um funcionamento eficiente em caso de chuva. Com o tempo, a borracha resseca e pode danificar o vidro, deixando-o manchado e prejudicando a visão e a segurança.

E para aqueles automóveis que possuem ar-condicionado, é importante não se esquecer de ligá-lo por pelo menos uma vez por semana durante, no mínimo, por cinco minutos. Pequenos gestos e atenção podem fazer toda a diferença na sua viagem, evitando qualquer imprevisto.
Após o check-in, é só sair dirigindo e aproveitar o passeio!

VOCÊ TAMBÉM VAI GOSTAR DE LER:

Deixe um comentário

Seu e-mail nunca será divulgado. Campos obrigatórios estão marcados com *.

*
*