Carro elétrico chega ao Brasil

carro eletrico

No Brasil há cerca de 4,5 milhões de veículos em circulação. Destes, 95% são carros híbridos e tem um motor a combustão combinado com um gerador elétrico, segundo a Associação Brasileira de Veículo Elétrico. O restante (5%) são carros elétricos movidos a bateria.  Em todo o mundo há em torno de 200 mil unidades de carros elétricos (a maioria no Japão, Estados Unidos e Europa). No Brasil há apenas 70 carros elétricos emplacadas e todos são importados.

Além de silencioso, o carro não polui e consome menos que o veículo a combustível.  Mas no país a carga de impostos é o que ainda impede que haja maiores investimentos neste tipo de veículo. O preço médio de um elétrico no Brasil pode chegar a 200 mil reais por conta da tributação de mais de 120%.

A prefeitura de São Paulo firmou parceria com uma montadora e este ano nove táxis elétricos vão circular pelas ruas da capital mais populosa do país.  Também fica em São Paulo o primeiro posto de recarda rápida do país, que foi instalado pela Universidade de São Paulo (USP).  Na tomada de casa, o motorista leva seis horas para reabastecer a bateria, mas no posto de carga rápida, em 30 minutos ele enche a bateria e anda o dia inteiro com o carro.

O consumo do carro elétrico é um atrativo. Ele gasta apenas três centavos por quilômetro rodado, sete vezes e meia menor que o motor a gasolina e pode chegar a 130 quilômetros por hora.

Há a versão de elétrico movido a bateria com autonomia de até 160 quilômetros, com emissão zero de poluentes ou ruídos, que atenderia à demanda da maioria dos motoristas brasileiros.

Fonte:

http://www.abve.org.br/destaques/2013/destaque13004.asp

 

VOCÊ TAMBÉM VAI GOSTAR DE LER:

Deixe um comentário

Seu e-mail nunca será divulgado. Campos obrigatórios estão marcados com *.

*
*