A evolução da indústria dos automóveis

infografico

 

Automóveis e Carros encurtam distâncias, aproximam pessoas e representam uma parte importante da vida do homem moderno. Com sua popularização e ao mesmo tempo em que se tornaram mais potentes e velozes, surge a necessidade de torná-los mais seguros. Muitos dispositivos de segurança surgiram no início do século passado.

 

Veja como aconteceu a evolução na indústria automobilística:

1910 – A Ford Motors dá início à produção em larga escala dos automóveis. A técnica conhecida como “Fordismo” otimizou o trabalho nas indústrias.  Chegavam ao mercado o Ford Model T, Fiat 505 e Mercedes 37/95.

1911 – O espelho retrovisor foi inventado pelo piloto de Fórmula Indy Ray Harroun, que viu a namorada de outro piloto segurando um espelho para ele poder ver o que acontecia atrás do carro. Ray decidiu então colar um espelho no seu próprio carro de corrida. Mas só chegou ao mercado em 1914.

1919 – A Ford foi a primeira montadora a fabricar carros com para-brisas, o que no início não funcionava muito bem (porque o vidro utilizado quebrava com facilidade e machucava o motorista). A empresa substituiu o vidro utilizado e, na década de 30, carros com para-brisas já tinham se tornado padrão.

1920 – Os carros passam a ser fabricados com o teto soldado no resto da carroceria. Al Capone desfila com um modelo desta época, blindado com ferro e na cor verde para não se confundir com as viaturas policiais.

1940 – A Dodge introduziu os limpadores de para-brisa no mercado. O dispositivo foi criado em 1903 por Mary Anderson nos EUA, mas só foi implementado na indústria posteriormente.

1949 – A empresa americana Nash começou a oferecer como opcional o cinto de segurança abdominal.

1958 – O cinto de segurança de três pontas, que aos poucos foi se tornando obrigatório na maioria dos países do mundo, foi lançado pela Volvo.

1964 – A cadeirinha para bebê, que hoje é obrigatória segundo o Código Brasileiro de Trânsito, foi lançada pela Volvo para proteger as crianças.

1974 – Os airbags frontais são lançados pela General Motors como acessórios opcionais. Inventado em 1951 pelo engenheiro alemão Walter Linderer, demorou mais de uma década para ser utilizado em massa.

1978 – A Mercedes lança o S-Class, o primeiro veículo comercial com sistema anti-trava de frios eletrônicos, o Freio ABS eletrônico.

1980 – Os carros a álcool são fabricados no país e atingem seu ápice em 1986, chegando ao declínio posteriormente. Carros produzidos na ocasião: Fiat Uno, Marajó e Del Rey.

1990 – Os carros importantes chegam ao país depois que o presidente Collor reabre as importações e as ruas ganham Toyota, Nissan, Corsa, Pálio, entre outros.  Os SUVs e veículos esportivos  e as ruas ganham Ford Ka, Pálio  e Corsa.

2000 – Cadillac Deville, o primeiro carro com visão noturna, baseado em radiação térmica, é lançado pela General Motors. Mas em 2002, a Lexus lança o primeiro sistema utilizando luz infravermelha.

2001 – Nissan lança um sistema de alerta para carros que saem da pista, útil em caso de desatenção ou motoristas que pegam no sono na estrada. Foi implementado primeiro em caminhões da Mercades-Benz, atualmente estão presentes em grande parte dos caminhões europeus.

2003 – O consumo consciente faz com que os primeiros carros flex (movidos a gasolina e álcool) sejam fabricados no país. No Brasil, marcas como Toyota, Peugeout e Citroen ganham força.

2003 – O Toyota Prius é o primeiro carro que dirige sozinho (com a ajuda do motorista, é claro) a ser vendido no país. Ele tem o seguinte dispositivo instalado: Intelligent parking assist system ou sistema de estacionamento inteligente.

2010 – Carros menores, com emissão baixa de CO2 viram tendência. Os carros estão cada vez mais seguros e, quem sabe em breve, teremos um que dirija sozinho. Carros da época: Citroen C4, Nissan Lear e Chevrolet Volt.

 

Fonte:

http://www.inpresspni.com.br/mailmkt/info_seg/seguranca.html

http://en.wikipedia.org/wiki/History_of_the_automobile

http://en.wikipedia.org/wiki/Automobile_safety

http://en.wikipedia.org/wiki/Adaptive_cruise_control

http://en.wikipedia.org/wiki/Lane_Departure_Warning_System

http://en.wikipedia.org/wiki/Airbag

http://en.wikipedia.org/wiki/ABS_brake

http://en.wikipedia.org/wiki/Rear_view_mirror

http://www.oldcarbrochures.com/

http://www.anythingaboutcars.com/

VOCÊ TAMBÉM VAI GOSTAR DE LER:

Deixe um comentário

Seu e-mail nunca será divulgado. Campos obrigatórios estão marcados com *.

*
*