Dicas para contratar um seguro auto. Smartia Seguros Online

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Quando você escolhe contratar um seguro para seu veiculo, geralmente o faz pela segurança e comodidade de estar prevenido no caso de algum inconveniente. Fatos inesperados acontecem e, nestes momentos, o seguro é uma tranquilidade para quem o possui se compararmos com as inúmeras possibilidades de problemas para serem resolvidos para aqueles que não possuem um plano de seguro para seu carro.

As possibilidades de seguros são inúmeras, assim como as opções de empresas seguradoras que prestam tal serviço. Os planos das companhias seguradoras têm coberturas que servem para acidentes de trânsito, furtos, roubos, incêndios, entre outros sinistros que variam de acordo com o plano optado pelo segurado.

Os valores dos seguros seguem uma tabela que é definida de acordo com o modelo do carro, ano de fabricação, itens escolhidos para cobertura, local onde o carro transita, entre outras referencias definidos pelas companhias seguradoras. As seguradoras levam em conta a idade, estado civil entre outros quesitos no momento de cotar o seguro para o seu carro. Para as seguradoras, o melhor perfil é o das mulheres, casadas, com mais de 40 anos de idade e que usam garagem. O valor aumenta quando o perfil é do homem, solteiro, com menos de 25 anos e que deixam o carro na rua.

Quem deseja fazer uma cotação para calcular o valor do seguro de um automóvel pode fazer ao seguir alguns passos e descobrir as possibilidades e opções de planos e companhias que mais lhe agradem e que estejam de acordo com o orçamento disponível para um seguro veicular.

Para o calculo não é necessário sair de casa – basta acessar a internet e cotar seu seguro através de sites de empresas de seguro online.

O que é o quê no seguro

Perfil

Para a seguradora, o perfil é o tipo de utilização que o cliente dá ao veículo. Tudo pode influenciar no perfil do condutor: idade, sexo, tempo de habilitação, quilometragem rodada por ano ou mês, quantas pessoas se utilizam do veículo etc.

Veículo

É o bem segurado propriamente dito. O que conta, neste caso, é a incidência de roubos e furtos do modelo e o tipo de proposta do veículo. Esportivos ou com grande índice de roubos ou furto são os que pagam mais. Antigamente, ouvíamos que o carro X ou Y era mais roubado, mas hoje todos têm seu índice. A proporção de vendas por roubo é o que explica o fato de o VW Gol ser figurinha carimbada nas listas dos mais roubados. Há anos como o carro mais vendido do Brasil, acumulou uma grande frota circulante. Com tantos carros na rua, é fácil entender o porquê. Rouba-se mais porque há muitos carros.

E se os esportivos ou aventureiros pagam mais não é por sua proposta de se expor ao risco. A justificativa está nos acessórios: se o ladrão vê um carro convencional e o mesmo carro com rodas de liga leve e faróis de neblina, a tendência é que ele leve o mais equipado e o que chama mais a atenção.

Região de circulação

O local onde o carro fica também influencia no valor do seguro, mas não pelo histórico de violência. É o comportamento dos motoristas daquela região que é determinante. Assim como o fato de o carro ter ou não uma garagem fechada, seja na residência, no local de trabalho ou no de estudo.

Sem meios termos

Confira alguns termos utilizados pelos corretores e seguradoras para entender o que cada um deles significa.

Roubo: É a situação em que o segurado é subtraído de seu bem, o automóvel, no caso – quando ele está à sua vista.

Furto: É o mesmo que o roubo, mas o proprietário não está presente na hora que o fato acontece.

Sinistro: É o termo usado quando a seguradora é acionada, seja em caso de acidente ou furto/roubo.

Perda total: É a situação em que a seguradora avalia que o custo de reparo no caso de um acidente, incêndio ou alagamento por água doce (água salgada não é coberta pelo seguro) ultrapassa 75% do valor pelo qual o carro foi segurado. Também é considerada perda total quando um veículo roubado ou furtado é encontrado, mas já foi muito danificado pelos ladrões.

Perda parcial: Quando o custo do conserto não ultrapassa 75% do valor do carro.

Franquia: É a participação do segurado no momento do sinistro, como explica Marcelo Sebastião. Por exemplo: se sua apólice tem franquia de R$ 1.000 e o conserto custar R$ 3.000, a seguradora arcará com R$ 2 mil, cabendo ao segurado completar o valor. Esse termo é utilizado apenas em casos de perda parcial.

Danos a terceiros: É uma cobertura cobrada a parte na apólice de seguro que garante o pagamentos de consertos a terceiros que foram vítimas de acidentes causados pelos segurados.

Os tipos de seguros

São dois os tipos de seguros mais comuns. O primeiro é o de incêndio e roubo. Como o nome diz, cobre apenas roubos e furtos e as situações em que o carro pega fogo. O outro é chamado cobertura compreensiva, que inclui os itens do primeiro e adiciona a cobertura em caso de acidentes. Atenção: se a batida envolver outros carros, a cobertura deste terceiro é cobrada à parte.

O que fazer em caso de sinistro

Em caso de roubo ou furto, o procedimento é: O primeiro passo é acionar a seguradora ou o corretor de seguros, pois eles podem comunicar a Polícia. Se for comprovado que o cliente não fraudou o roubo, ele recebe o dinheiro referente ao valor pelo qual o carro foi segurado. Bem mais cômodo que torcer para que o carro seja encontrado.

O tempo entre a comunicação do roubo e o ressarcimento do valo por levar apenas três dias úteis, desde que o cliente leve a documentação necessária. Isso inclui o Boletim de Ocorrência e os documentos do carro, que precisam ser transferidos para o nome da seguradora. Depois disso, mesmo que o carro seja encontrado, é propriedade da empresa, não mais do cliente.

No caso de acidentes que não envolvam terceiros, acionar a seguradora é tudo que é preciso, mas Sebastião salienta que é sempre recomendável que o cliente faça o Boletim de Ocorrência, para ter uma segurança maior, mas, neste caso, não é obrigatório.  “Se o acidente envolver mais pessoas, o famoso “B.O.” é necessário, pois nele é descrito o que aconteceu e constam os nomes e dados dos envolvidos.

Não minta

Fraudar o seguro é o caminho mais rápido para se perder o dinheiro da apólice: Se o cliente fala uma inverdade, muda o local do sinistro ou mente sobre algum aspecto, a seguradora não cobre os prejuízos. E infelizmente, a tentativa fraude é bem comum: Apesar de difícil de comprovar, trabalhamos com uma estatística de que 20% a 25% dos sinistros são fraudados.

O seguro foi feito para cobrir acidentes ou imprevistos, não atos planejados ou deliberado. Atos de hostilidade também não são cobertos, nem se o motorista tenta ir além do limite do carro. Um exemplo: se o segurado parou no trânsito e houve uma enchente, ele pode ser ressarcido. Agora, se ele tentou passar por uma área já alagada e sem condições de trânsito, não há cobertura.

Serviços agregados

Na hora de fazer uma apólice procure seguradoras que ofereçam outras vantagens além do seguro, pode sair um pouco mais caro, mas oferece serviços como guincho, carro reserva e até auxílio na manutenção da casa do segurado. Outras coberturas adicionais incluem seguro para os vidros e acessórios do carro como o rádio, por exemplo. Itens que são comumente alvos dos ladrões e que não são cobertos pela apólice convencional.

Como pagar menos pelo seguro?

– Sistemas de Segurança: alarme e sistemas de rastreamento dificultam a vida dos ladrões. Como a chance de o carro ser roubado é menor quando equipado com estes dispositivos, a apólice pode ficar mais barata, já que o risco de furto é menor.

– Local para deixar o carro: Se a sua casa não tem portão automático, o fato de você precisar sair do carro para abrir a porta aumenta o risco. Invista também em estacionamentos: quanto menos tempo o carro ficar dando sopa na rua, melhor.

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3 Comentários

  1. motor ppa disse em 18 Sep às 4:05 pm :

    Muito bom o site de vocês, me ajudou muito, vou voltar muito mais para ver as novidades 🙂

  2. Reforma de portao automatico disse em 19 Sep às 5:52 pm :

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    http://www.spportaoautomatico.com.br

  3. manutençao de portao automatico disse em 24 Sep às 12:41 pm :

    ótimas dicas, agora quando for contratar um seguro saberei fazer direitinho

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