Dicas para evitar problemas com o carro ao viajar

Smartia - Dicas para evitar problemas com o carro ao viajar

Viajar é algo maravilhoso. Por vezes você pode ir até uma cidade ou estado vizinho, ou ainda quem sabe atravessar o Brasil para conhecer um lugar ainda mais bonito, mas sempre precisamos tomar diversos cuidados para que nada seja capaz de nos trazer problemas nesse período. Pensando justamente em você que pretende viajar nos próximos meses, fique atento a essa fantástica check-list que separamos para você, de modo que seu carro fique zerado para fazer qualquer tipo de viagem. Cuidando do seu carro, além de evitar que ele tenha algum problema no percurso que o atrapalhe, ainda poderá evitar algo ainda pior, como um acidente.

Para quem não sabe, deixar de fazer uma revisão completa é uma das maiores causa de acidentes, desde simples até os mais graves. Já que o seu objetivo é ser feliz, aproveitar suas férias, e evitar todo e qualquer tipo de problemas, vamos passar umas dicas para evitar problemas com seu veículo:

DICAS PARA EVITAR PROBLEMAS COM SEU VEÍCULO

  • Verifique o nível do óleo do motor, dos freios, da direção hidráulica e da caixa de transmissão;
  • Faça o alinhamento da direção;
  • Pneus: verifique estado (se estiverem careca, então o melhor é arrumar um jeito de trocar antes de viajar), balanceamento e calibre os pneus do carro;
  • Procure checar a água do radiador;
  • Verifique as lâmpadas de sinalização, dos faróis e a regulagem dos faróis (além de ser capaz de causar um acidente, ainda pode ;
  • Prazo de validade do extintor de incêndio (pouca gente da importância para ele, mas certamente é muito útil);
  • Crianças com idade até 10 anos devem andar sempre no banco traseiro do veículo, devidamente alocadas com cinto de segurança e cadeirinha específica para sua faixa etária (outro pequeno cuidado que pode significar a vida de uma criança, não dê vacilo!);
  • Tenha sempre no carro a caixa de ferramentas obrigatórias e procure se certificar do estado de conservação dos itens que a compõe (macaco, chave de roda e triângulo para sinalização).

Esta é uma check-list, e pode ver que não é muito complicado de deixar seu carro em dia para fazer uma viagem completamente segura. O que você tem que lembrar é o que o seu carro, além de transportar você, que já é importante suficiente, também esta transportando a sua família, e isso não tem preço. Muitas vezes os itens da check-list já estão a maioria em dia, bastando que apenas alguns pontos sejam revisados e colocados em ordem, mas existem casos onde a pessoa mal faz idéia que o carro inteiro esta cheio de problemas, e só é capaz de descobrir graças a essa revisão completa.

Então já sabe, prevenir é melhor que remediar, não coloque a sua vida nem a vida dos seus familiares em risco. Algumas dicas extras e que podem servir bem é verificar as condições do tempo no dia em que for viajar para evitar pegar chuvas fortes, não comer nada pesado antes de sair para viajar de modo a evitar o sono pós-refeição e verificar as condições das estradas que pretende pegar e talvez mudar de caminho caso esteja congestionado.

Espero que a lista seja útil a ponto de protegê-lo ao máximo. Boa viagem!

VOCÊ TAMBÉM VAI GOSTAR DE LER:

Deixe um comentário

Seu e-mail nunca será divulgado. Campos obrigatórios estão marcados com *.

*
*