Cuidado com animais na estrada!

Smartia - Cuidado com animais na estrada!

Algo mais comum do que muitas pessoas pensam é mesmo os animais entrarem na frente dos veículos em estradas. Por mais incomum que isso possa parecer, se você parar e analisar os números são realmente impressionantes. Só para ter uma pequena noção de como é comum acidentes envolvendo animais, no primeiro semestre de 2012 (ano passado), só em Minas Gerais, foram registrados 271 acidentes, agora pensa a nível nacional? É de chegar a assustar. Então, veja bem como é comum este tipo de acidente, e pode acontecer com qualquer um.

Pensando justamente no quão comum é acontecer este tipo de acidente, separamos algumas dicas muito importantes para que você possa evitar esse tipo de acidente e seguir sua viagem tranquilamente  sem se machucar nem machucar sua família que poderá estar dentro do carro.

COMO EVITAR ACIDENTES COM ANIMAIS

  • A primeira dica é uma das mais importantes. Quando é comum que em um determinado local de uma estrada tenha grande incidência de animais na pista, existe uma placa que sinaliza, de modo que você tem que ficar atento e ao avistar uma placa com este tipo de indicação, reduza a velocidade.
  • Ao avistar um animal atravessando a estrada, a atitude correta a se tomar é reduzir a velocidade. Geralmente as pessoas buzinam ou dão farol alto achando que o animal vai entender o código, mas neste caso, o que acontece, é que os animais se assustam, e ai pode ser pior. Então, avistou um animal, reduza a velocidade, feche os vidros e passe lentamente por ele.
  • Preste muito atenção quando um animal estiver atravessando a estrada, isso significa que logo atrás podem estar vindo outros, e que naquela parte da estrada pode ter outros também.
  • Fique de olho aberto principalmente em horários entre as 5 e 8 da manhã e das 17 as 22, que são os horários mais comuns para que animais atravessem as pistas. Além disso, em locais descampados ou com arbustos também tem que tomar um certo cuidado extra.

Se você ver que a colisão vai ser inevitável, então também temos dicas para você:

  • Se for um animal de pequeno porte, neste caso o correto a fazer é tentar desviar do animal sem movimentos bruscos, tem que ser algo lento. Vá freiando e virando até sair da reta do animal. Se ver que não vai ser possível, vá reduzindo a velocidade e segure firme o volante para ele não perder a estabilidade.
  • Desvie em direção ao acostamento mais próximo, desde que não tenha árvores ou objetos e cuja largura seja adequada. Se realmente ver que não será possível desviar do animal, o melhor a fazer é freiar até chegar próximo ao animal, e logo depois soltar o freio quando a batida for acontecer. Dessa forma, não há como o animal rolar para cima do veículo e atingir o vidro.

CONCLUSÃO

Como puderam notar, existem algumas dicas que são muito bem aplicadas a casos de acidentes com animais e que quando usadas podem salvar vidas, não só a sua e da sua família, mas também a vida daquele animal que esta atravessando a pista sem fazer ideia dos perigos existentes.

VOCÊ TAMBÉM VAI GOSTAR DE LER:

Deixe um comentário

Seu e-mail nunca será divulgado. Campos obrigatórios estão marcados com *.

*
*