Cuidado com os impostos de fim de ano do seu carro!

Smartia - Cuidado com os impostos de fim de ano do seu carro!

Começo de ano é sempre uma correria só, até porque é o começo de uma nova vida (ao menos é o que parece). Muitos planos foram feitos antes da virada, trabalhar mais, ficar mais com a familia, fazer uma viagem, ganhar um prêmio, não importa qual foram seus planos, o que importa é que eles existem.

Algo que pega muita gente é as contas para pagar que aparecem justamente no começo do ano, e o mais famoso é, sem dúvidas, o IPVA. Imagina só, você marca com sua família de finalmente realizar aquela viagem fantástica para o litoral do Nordeste, mas quando percebe vai precisar usar o dinheiro para pagar o IPVA. Isso é mais comum de acontecer do que você imagina, e por isso vamos lhe passar algumas dicas básicas de como organizar as finanças corretamente de modo que não tenha este tipo de problemas e possa fazer uma bela viagem acompanhado da família e amigos.

IPVA

O Imposto sobre a Propriedade do Veículo (IPVA) é uma das contas mais importantes a ser paga por quem possui um carro e o não pagamento deste imposto implica em cobrança de multa com aplicação de juros, o que é exatamente o contrário daquilo que você esta buscando (economizar dinheiro).

Uma das estratégias para conseguir pagar menos neste imposto é, de acordo com diversos especialistas, pagar a vista em estados onde o desconto para o pagamento a vista ultrapassa os 8%. Se pensar bem as vezes compensa pagar a vista a partir dos 5%, que se pensar bem representa um excelente desconto no fim das contas. Abaixo disso o melhor é mesmo optar pelo parcelamento, já que com o desconto abaixo de 5% não vai valer a pena pagar a vista.

Mas é claro que sempre vão existir aquelas pessoas que exageraram nas festinhas de fim de ano, gastaram mais do que podiam e agora não possuem capital para pagar o IPVA a vista e nem para pagar a primeira parcela. Se você for um desses descuidados, não se preocupe 🙂 Alguns bancos possuem uma linha de crédito específica para o pagamento destes impostos, mas não deixe de conferir os juros e procure se organizar melhor no próximo ano para que não pague nada além do necessário. E melhor ainda, quando consegue se organizar e pagar tudo de uma vez, você ainda ganha um bom desconto.

Além do IPVA, é comum nos depararmos com outras despesas e impostos específicos de proprietários de veículos, tais como o Licenciamento e o DPVAT – seguro obrigatório. É bom ficar de olhos abertos ao final da placa do seu carro, isso porque ele é quem define a data e o prazo para o pagamento desses impostos.

CONCLUSÃO

Quando compramos um veículo, muitos impostos vem com eles e tem de ser pagos, mas é claro que eles não podem tirar a sua diversão. Sendo assim, tenha foco durante o ano, junte uma quantia de dinheiro todos os meses de modo que você não tenha problemas financeiros e assim possa fazer a viagem com sua família, ou ainda gastar um pouco a mais festejando no fim de ano 😉

VOCÊ TAMBÉM VAI GOSTAR DE LER:

Deixe um comentário

Seu e-mail nunca será divulgado. Campos obrigatórios estão marcados com *.

*
*