O seguro cobre danos causados por enchentes?

smartia-carro-enchente

É muito comum ocorrerem alagamentos, não só no Brasil, mas em qualquer outro lugar. As causas podem ser muitas: uma chuva muito densa, falta de planejamento nas construções dos bueiros, ou qualquer outro motivo que faça que uma determinada região alague. O fato é que se você nunca passou pela situação de ter um carro ou qualquer outro tipo de bem sendo levado sem que possa fazer nada, com certeza já ouviu relatos de pessoas que já e provavelmente sentiu um pouco da dor alheia. Não é fácil trabalhar todos os dias intensamente para pagar cada uma das prestações e ter o carro levado por uma enchente. Pior ainda é quando a pessoa esta na quarta ou quinta prestação e isso acontece.

Só de ter lido o primeiro parágrafo já deve ter te deixado meio assustado, afinal, perder um carro, seja por uma enchente ou por qualquer outro acontecimento, não é nem de longe algo bom. Por isso ter um seguro é algo tão importante. Mas a grande questão é justamente essa: Será que o seu seguro cobre despesas causadas por uma enchente?

COBRE OU NÃO COBRE?

A resposta para essa questão é SIM, o seguro cobre qualquer tipo de despesa causada por enchentes. Desde 2004, o órgão federal que fiscaliza as operações de seguro, a Susep, determinou que os planos básicos (aqueles com cobertura contra colisão, incêndio e roubo) também cubram a submersão total ou parcial do veículo em água doce, inclusive se ele estiver guardado no subsolo. Ou seja, por mais que sua garagem favoreça que o carro fique coberto por água, eles são obrigados a cobrir os estragos.

Quando a água fica abaixo do painel do carro, é possível fazer a recuperação do veículo, ou seja, não é preciso trocar por um novo, nem nada parecido. Porém, se alagar do painel para cima, então provavelmente o seguro vai precisar dar um novo veículo. Na verdade, a “perda total” só acontece quando mais de 75% do veículo é prejudicado.

Mas você deve tomar um cuidado que pode significar a isenção do seguro no seu caso. Caso conste no laudo técnico que o motorista de alguma forma contribuiu para que o veículo fosse pego pela água, o seguro esta isento de qualquer responsabilidade financeira. Ou seja, se você fizer algo como passar em um local alagado por estar com pressa, e o carro for pego pela água, nesse caso o seguro provavelmente não vai pagar pelos estragos que o veículo vai sofrer.

FIQUE ESPERTO!

Ninguém pode prever que uma enchente vai ocorrer no seu bairro, e muito menos que você vai estar lá no momento, mas acredite, pode acontecer com qualquer um. Dessa forma, fique esperto, não deixe que o problema apareça para tentar arrumar. O que é indicado é que sempre tenha um seguro cobrindo as possíveis despesas com seu veículo. Se ainda não possui um seguro, aconselho calcular o valor do seguro do seu carro e encontrar a seguradora que melhor atende as suas necessidades. Como já diz um famoso ditado “é melhor prevenir do que remediar”.

VOCÊ TAMBÉM VAI GOSTAR DE LER:

Deixe um comentário

Seu e-mail nunca será divulgado. Campos obrigatórios estão marcados com *.

*
*