Vale a pena adquirir um veículo que vai sair de linha?

Smartia-Peugeot 307, Meriva e Xsara Picasso saíram de linha em 2013

Todos os anos novos carros são inventados, muitos saem de linha, muitos estreiam no mercado nacional e mundial. Nesse vem e vai de veículos, muitas pessoas tem a opção de adquirir um carro que no próximo ano, ou mesmo em alguns meses vai sair de linha. Mas a grande questão aqui é a seguinte: será que realmente vale a pena comprar um carro que em breve sairá de linha? A resposta é “depende”. Veja bem, neste texto vamos tentar lhe auxiliar de modo que faça a melhor escolha possível. Assim como escolher o carro que menos apresenta problemas é importante, decidir se comprar um modelo que vai sair de linha ou não também é.

MOTIVO DE SAIR DE LINHA

O primeiro passo é verificar o motivo pelo qual o modelo que esta pensando em comprar esta saindo de linha. Será que é pelo fato das peças apresentarem muitos problemas? Será que é o fato dele não ter vendido muito bem? Ou será somente o fato de que outro modelo com nome diferente vai entrar no lugar? Se o motivo for uma das duas primeiras perguntas, então talvez não seja uma boa escolha, afinal, ou vai te apresentar problemas com as peças no futuro, ou vai ser complicado passar para frente pelo fato de que pouca gente gostou do modelo.

AS NECESSIDADES DO MOTORISTA

O segundo passo é identificar as necessidades dos motoristas, ou seja, analisar as suas necessidades. Será que aquele carro apresenta todas as características que você esta procurando? Um carro que vai sair de linha, sempre tem seu preço reduzido, isso faz parte da estratégia para limpar o estoque final do veículo. Mas de nada adianta comprar um carro que é mais barato se ele não vai lhe servir bem. Um carro é um bem para facilitar sua vida, por isso, precisa ter tudo aquilo que você deseja, se não não vai servir.

O TEMPO QUE VAI FICAR COM O VEÍCULO

O tempo que você pretende ficar com o veículo também acaba interferindo na sua escolha. Como já foi falado, o veículo sofre depreciação quando esta preste a sair de linha. Então, se você pretende ficar com o veículo por no mínio 2 ou 3 anos, a queda no valor compensa o preço baixo que você pagou no carro. Mas se for ficar com ele menos tempo que isso, talvez não compense, e escolher um outro veículo pode ser a melhor opção.

Vale lembra também que um carro comum quando sai da concessionário sofre uma queda de 10% a 15% no valor total. Já um carro que vai sair de linha, sofre uma queda de 20% em média. Neste caso é muito importante avaliar o quão mais barato ele esta sendo vendido. Se o veículo custa 50 mil, mas como vai sair de linha esta sendo vendido a 45 mil, ele sofreu uma queda de 10%. Você vai sair perdendo os outros 10% na hora de vender ele. Pese e veja se para você vale a pena. Mas também pode encontrar veículos que chegam aos mesmos 20%.

CONCLUSÃO

Comprar ou não um carro que vai sair de linha é uma escolha complicada, mas que quando feita da forma correta pode ser uma excelente ideia de não perder dinheiro na hora de passar o veículo. Espero que nossas dicas tenha lhe sido úteis o bastante a ponto de ajudá-lo a fazer a melhor escolha 😉

VOCÊ TAMBÉM VAI GOSTAR DE LER:

Deixe um comentário

Seu e-mail nunca será divulgado. Campos obrigatórios estão marcados com *.

*
*